Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberto prazo para submissão de trabalhos da Revista Científica da FAP - Dossiê: Inteligência Artificial e as Artes

Geral

Aberto prazo para submissão de trabalhos da Revista Científica da FAP - Dossiê: Inteligência Artificial e as Artes

geral, pesquisa

por Denise Ligmanovski publicado: 11/09/2025 10h55 última modificação: 11/09/2025 10h55

Está aberta, até o dia 31 de janeiro de 2026, a chamada para a submissão de trabalhos à Revista Científica/FAP, vol. 34 nº 1 (jan-jul/2026).

O periódico, online, voltado ao campo das Artes (contemplando Artes Visuais; Fotografia; Artes do Vídeo; Cinema; Dança; Artes Cênicas ou Teatro; Performance e Música), é uma publicação semestral do campus de Curitiba II/FAP, da Universidade Estadual do Parana (Unespar), e tem por objetivo divulgar artigos, resenhas, ensaios, entrevistas e traduções produzidas por doutores/as e mestres/as.

Além do Fluxo Contínuo (trabalhos nas áreas das Artes, sem delimitação temática), a Revista receberá trabalhos para o Dossiê Temático “Inteligência Artificial e as Artes”, organizado pelos/as professores/as André Mintz (UFMG), José Cláudio Castanheira(UFF), Luiza Carolina dos Santos(UTFPR) e Marcio Telles (Unespar).

A recente popularização das plataformas de inteligência artificial (IA) representa um ponto de inflexão na história da produção cultural, comparável – guardadas as devidas proporções – ao surgimento da fotografia ou ao início da era digital. Tecnologias como Redes Adversárias Generativas (GANs), modelos de difusão de texto-imagem e Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs) estão reconfigurando os fluxos de trabalho criativo, as possibilidades estéticas e as próprias definições de arte, artista e público.

Embora a arte generativa possua um rico precedente histórico, com pioneiros como Vera Molnár e Frieder Nake, a escala, a velocidade e a acessibilidade das ferramentas atuais apresentam um cenário inédito e complexo. A integração da IA nas artes é marcada por uma série de tensões produtivas que merecem investigação aprofundada: a dialética entre automação e amplificação da habilidade humana; o conflito entre a democratização das ferramentas e a potencial desvalorização do trabalho artístico; o questionamento da autoria diante da imprevisibilidade algorítmica; adoção acrítica de modelos tecnológicos e/ou estéticos desenvolvidos por grandes corporações; a utilização, nem sempre consentida, de dados sensíveis dos usuários; e o descompasso entre os marcos legais e éticos existentes e a nova realidade do conteúdo gerado por máquinas.

Mais recentemente, artistas visuais contemporâneos têm usado a inteligência artificial como parceira criativa para reimaginar a história e expandir a produção artística. Refik Anadol, por exemplo, criou com IA a obra Unsupervised, que reinterpreta o acervo de imagens do MoMA. Outros artistas, como Giselle Beiguelman e Mayara Ferrão, utilizam a tecnologia para gerar retratos especulativos de figuras históricas apagadas ou para visualizar cenas ausentes dos registros coloniais. Este novo paradigma desloca o foco da execução técnica para a direção conceitual, a “engenharia de prompt” e a curadoria crítica, demandando novas competências e levantando questões fundamentais.

Neste contexto, a Revista Científica/FAP convida pesquisadores/as mestres/as e doutores/as a submeterem trabalhos que reflitam sobre os impactos e o papel da inteligência artificial na área de Artes.

Eixos Temáticos Sugeridos (não exaustivos):

· Autoria e criatividade na era da IA

· Automação, agência e o papel do artista

· Ética, direito autoral e propriedade intelectual

· A presença e a performance da IA em contextos artísticos

· A IA e as noções de corpo, gesto e performance

· A prática artística como influenciadora do desenvolvimento da IA

· Estilo, originalidade e apropriação na era da IA

· O surgimento de novas estéticas mediadas por IA

· Surrealismo, pastiche e a “caixa-preta” algorítmica

· Abordagens críticas para obras de arte geradas por/com IA

· Afeto, percepção e a experiência do público

Para submeter trabalhos é necessário fazer cadastro e preencher todos os dados solicitados.

Para acesso ao cadastro, clique aqui.

Importante que os/as autores/as interessados/as verifiquem as seções “Condições para submissão” e “Diretrizes para autores”  clicando aqui.