Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alep autoriza o Governo do Estado a incorporar à Unespar os Cursos de Administração, Educação Física, Engenharia Civil, Sistemas de Informação e Odontologia da Uniuv

Geral

Alep autoriza o Governo do Estado a incorporar à Unespar os Cursos de Administração, Educação Física, Engenharia Civil, Sistemas de Informação e Odontologia da Uniuv

Geral, ensino

por publicado: 03/12/2025 16h07 última modificação: 03/12/2025 16h17

Na semana de comemoração de 12 anos da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), a instituição comemora a aprovação, pela Alep, do Projeto de Lei enviado pelo Governo do Estado, que prevê a incorporação de cursos presenciais da Uniuv pela Unespar.

A aprovação aconteceu nesta quarta-feira (3) durante uma sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Na prática, 24 municípios que integram as Associações dos Municípios do Sul Paraná (Amsulpar) e do Centro Sul do Paraná (Amcespar), abrangendo cerca de 385 mil paranaenses, serão impactados com essa decisão.

Atualmente a Uniuv oferece 13 cursos e todos eles passarão a fazer parte da Unespar, entretanto, somente cinco farão parte do quadro de oferta regular da instituição. São eles: Administração, Engenharia Civil, Educação Física – Bacharelado (+ possível licenciatura), Sistemas de Informação e Odontologia, todos no formato presencial. Para as demais graduações não serão ofertadas novas vagas, porém os cursos serão continuados até que todas as turmas se formem. Em relação aos cursos ofertados na modalidade a distância, não serão incorporados e continuam de responsabilidade da Uniuv.

A incorporação da Uniuv envolve também a transferência de todo o patrimônio móvel e imóvel à Unespar. No acervo constam: prédios, laboratórios, mobiliário, clínicas, complexo esportivo, equipamentos odontológicos, equipamentos laboratoriais, computadores, itens permanentes, acervo técnico, máquinas e instrumentos, equipamentos esportivos e acadêmicos, dentre outros itens. Todo o processo de doação será formalizado por meio de lei municipal. Estima-se que esses bens valham cerca de R$ 84,1 milhões.

Segundo informações apuradas pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a incorporação desses cursos da Uniuv impacta o Estado, nos primeiros cinco anos, em R$ 94.333.766,00. Esses valores serão divididos entre: despesas com servidores efetivos e temporários, terceirizados, custeio administrativo, manutenção de laboratórios e estrutura física adicional.

De acordo com o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, “Trata-se de uma grande conquista para União da Vitória e toda a região, uma vez que consolida e solidifica o Ensino Superior, público, gratuito e de qualidade, ofertado a todos os cidadãos dos municípios que compõem a região Sul e Centro-Sul do estado do Paraná. É um grande ganho para a Unespar, para a Uniuv e para o município de União da Vitória, que poderá destinar os recursos que comprometiam o funcionamento da instituição para a execução de outras políticas públicas voltadas ao atendimento das demandas da população. Além disso, esta conquista representa a sensibilidade do nosso governador, Ratinho Júnior, para com a importância das nossas universidades estaduais, do Ensino Superior, da Ciência e Tecnologia para gerar desenvolvimento a todo o estado. Reforça o papel e a importância da representação parlamentar da região, sobretudo, dos deputados Hussein Bakri e Alexandre Curi, líder do governo e presidente da Assembleia Legislativa, respectivamente, que tiveram papel fundamental na condução e na aprovação dessa matéria”.

O diretor do campus de União da Vitória, Alcemar Rodrigues Martello, enfatiza que a incorporação não se trata apenas de uma mudança administrativa, mas, sim, de uma mudança “no cenário educacional, social e econômico da nossa cidade. Com a incorporação, nós conseguiremos expansão para novos cursos, desenvolvimento, trazer projetos para a cidade, fazendo com que os nossos jovens não precisem sair daqui buscando educação, ensino superior em outros lugares”.

O  reitor da Uniuv, Lúcio Kürten dos Passos, considera ser uma data histórica para a região “em especial pelo desenvolvimento social, econômico e cultural que está por vir, a partir do momento em que a Unespar incorporar toda a nossa estrutura. Nós estamos muito felizes porque faremos parte de uma nova história que passa a ser construída no ensino superior gratuito regional”, destaca.

Segundo a reitora da Unespar, Salete Paulina Machado Sirino, a aprovação pela Alep do Projeto de Lei encaminhado pelo Governo do Estado representa um marco histórico para o Ensino Superior público, gratuito, de excelência e inclusivo realizado no estado do Paraná, contribuindo com o fortalecimento de União da Vitória e de toda região, possibilitando que inúmeras pessoas possam se beneficiar do ensino superior público gratuito e contribuir com o desenvolvimento social, cultural e econômico da região. Para a Unespar, que no próximo dia 05 de dezembro comemorará 12 anos de seu credenciamento como universidade, a incorporação dos 5 cursos e da estrutura da Uniuv fortalece o Campus de União da Vitória e a Unespar como um todo.