Geral
Aluna de artes visuais da Unespar tem escultura doada para Academia Paranaense de Letras
geral, ensino
A aluna Carol Fantinati, do curso de bacharelado de Artes Visuais, do campus de Curitiba I/Embap, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), terá a escultura de bronze feita por ela, retratando o rosto do escritor brasileiro Machado de Assis, doada para a Academia Paranaense de Letras, durante o III Festival da Palavra, a ser realizado de 10 a 14 de setembro.
Admiradora do autor, Carol fez a escultura numa fase intermediária da vida dele e inicia com essa obra um projeto pessoal de imortalizar escritores por meio da escultura. O próximo projeto dela será o retrato de Clarice Lispector.
A peça ficará instalada na sacada do Belvedere, sede da Academia, de frente para a futura Rua da Literatura. E representa uma celebração da literatura e da memória cultural.
A vice-diretora do campus de Curitiba I/Embap, Deborah Bruel, docente do bacharelado e mestrado das Artes Visuais, diz que a escultura em bronze é uma das técnicas mais tradicionais da escultura, que remonta a séculos. A docente vê a doação como “uma forma de reconhecer o trabalho da estudante, que assim como tantos outros passam pelas nossas disciplinas e cursos de formação.
Tem a ver também com o ofício da artista, que antes de tudo é ofício manual, que tem uma tradição e cujo conhecimento é passado de uma geração de artistas para outra geração de artistas.
Deborah completa dizendo que “o embate com a matéria bruta, a criação de uma imagem, seja ela escultura, gravura, pintura, vídeo, ela se dá nesse conhecimento que vem da sensibilidade, da emoção com a matéria.”