Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do curso de Licenciatura em Teatro são selecionados em edital que promove a renovação da cena teatral

Geral

Alunos do curso de Licenciatura em Teatro são selecionados em edital que promove a renovação da cena teatral

geral, ensino

por Denise Ligmanovski publicado: 18/08/2025 11h49 última modificação: 18/08/2025 11h49

O curso de Licenciatura em Teatro, do campus de Curitiba II/FAP, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), teve quatro trabalhos selecionados no edital A_Ponte – Cena do Teatro Universitário (2025), que, segundo consta no próprio site do projeto, “é uma iniciativa do Itaú Cultural que busca reunir estudantes de artes cênicas de todo o país para promover a renovação da cena teatral”. Os quatro trabalhos selecionados irão compor a própria publicação de Pontilhados, junto a outros 16 trabalhos.

Para acesso à listagem completa acesse

“A presença da nossa Licenciatura em Teatro neste edital reafirma a relevância de um curso público e gratuito, de período noturno e comprometido com a formação de professoras/es-artistas-pesquisadoras/es, que concilia criação cênica, pesquisa e docência como práticas indissociáveis”, diz o docente do curso Eduardo Gasperin.

Na opinião de Gasperin, o resultado também é um “reconhecimento do empenho das/os estudantes que, muitas vezes, concorrem com jornadas de trabalho, deslocamentos e contextos sociais diversos — fazendo do teatro um lugar de encontro, resistência e invenção.”

Os autores das produções selecionadas são:

- Beatriz Baltazar da Silva, com A Teatralidade Presente nas Manifestações Religiosas Populares por Meio do Estudo da Festa do Pau da Bandeira em Barbalha, Ceará, com orientação da professora Caroline Vetori.

- Giovana Armelin Simão, com Teatro(s) e Infância(s): Possibilidades de Transgressão para o Ensino de Teatro com Crianças, com orientação do professor Luiz Eduardo Gasperin.

- Pietra Vieira Bonet, com Subversão em Ato: Práticas Pedagógicas para Corroer a Cisnormatividade Carcerária, também com orientação da professora Caroline Vetori.

- Thiago Dominoni, com Ventanias Anunciadas: Pedagogias Teatrais para Não Morrer, com orientação do professor Robson Rosseto.

A diversidade dos trabalhos e das orientações evidencia o compromisso coletivo do corpo docente com uma pedagogia crítica, sensível e plural”, salienta o diretor de Centro da Área das Artes Robson Rosseto.

A seleção de trabalhos do curso de Teatro já acontece há algum tempo. Na edição anterior, o estudante Matteo Nanni de Paiva teve o trabalho Cartas para Não Morrer: Arte como Potência de Cura do Corpo Transvestigênere, selecionado e publicado na edição de 2024 de Pontilhados, disponível aqui  

Na edição de 2022 a estudante Mariana Venâncio Correia teve o trabalho Estímulo Composto como Prática Dramática (offline) em Tempos de Isolamento Social, selecionado,  com orientação do professor Robson Rosseto. Está disponível aqui

Em 2021, também na edição Pontilhados: Pesquisas da Cena, outro estudante do curso teve trabalho selecionado: Carlos Alberto Mendonça Filho publicou GiraDramatúrgica ou Aquilombamentos e Escrevivências por e entre Dramaturgas/os/es Negras/os/es, com orientação da professora Stela Fischer. O material completo pode ser acessado aqui 

As conquistas reiteram a potência da Licenciatura em Teatro realizada em uma universidade pública, gratuita e de acesso noturno, que afirma o direito à arte, à educação e à criação crítica para estudantes-trabalhadoras/es provenientes das mais diversas realidades”, reafirma a docente do curso de Licenciatura em Teatro Caroline Vetori de Souza. A docente também aproveita para convocar toda a comunidade a conhecer as publicações e a “celebrar conosco a presença viva e atuante da nossa Licenciatura em Teatro na cena teatral universitária brasileira.”