Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aula Magna com Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania marca um ano do curso de Direito da Unespar de União da Vitória

por Denise Ligmanovski publicado: 29/04/2024 15h51 última modificação: 29/04/2024 15h51

A Universidade Estadual do Paraná - Unespar, Campus de União da Vitória, promoveu, no dia 25 de abril, a primeira aula magna do curso de Direito, no Cine Teatro Luz, em União da Vitória. O decreto de criação do curso é de 2022 e a primeira aula foi realizada em 16 de abril do ano passado.

Para marcar o aniversário de um ano do curso, que tem na coordenação a docente Sandra Salete de Camargo Silva, o evento contou com a presença do Ministro de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, professor doutor Silvio Luiz de Almeida. A aula também foi transmitida ao vivo pelo YouTube, para viabilizar que mais pessoas tivessem acesso.

Segundo a coordenadora, o tema escolhido foi inspirado no projeto de formação do curso que enfatiza a “formação de profissionais voltados à promoção humana e políticas públicas de Educação em Direitos Humanos para o acesso à justiça e ao combate a todas as formas de violência,” explica.

Sandra Salete complementa afirmando que receberam o Ministro Sílvio Almeida com “muita satisfação” e que a sua presença “contribui na implementação do curso com ênfase na Educação em Direitos Humanos.” Para o corpo docente, continua, “o encontro colaborou na efetivação do processo de formação técnico-jurídica dos(as) estudantes, de maneira crítica, contextualizada e com compromisso social.”

A Pró-reitora de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (Propedh), a docente Andrea Sério, representou a Reitora da Unespar, professora Salete Machado Sirino.

Andrea destacou a importância da presença do ministro para o fortalecimento da Universidade como instituição alinhada com a educação e a cultura em direitos humanos. A Pró-reitora ressaltou que a Aula Magna proferida pelo Sr. Ministro Silvio Almeida “evidenciou a relevância do papel das universidades públicas no necessário diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, para o avanço de novos paradigmas de discussão e produção crítica de conhecimentos transversais aos direitos humanos.”

A professora destacou ainda que, em entrevista concedida especialmente à Unespar, o ministro enfatizou “a importância das universidades públicas no enfrentamento aos discursos de ódio e ao fenômeno do extremismo na atualidade para a garantia de direitos e para o contínuo avanço em torno de uma sociedade menos desigual e excludente, em respeito às pessoas que nos antecederam e àquelas que virão depois de nós”.