Geral
Aula magna inaugura 1º doutorado da Unespar
Geral, Pesquisa
Uma aula magna ministrada pelo professor Marcelo de Souza Magalhães, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), lançou oficialmente na noite de ontem (10), no anfiteatro do campus de Campo Mourão da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), o curso de doutorado do Programa de Pós-graduação Profissional em Ensino da História (ProfHistória), o primeiro da instituição paranaense.
Magalhães, coordenador nacional do ProfHistória, Programa em rede liderado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), proferiu a aula sobre o tema “ProfHistória: impactos sobre o ensino e a pesquisa” para um anfiteatro lotado de estudantes e docentes.
Entre as autoridades da instituição, prestigiaram o evento o vice-reitor Carlos Alexandre Molena, a diretora do campus Ceres América Ribas, o coordenador e o vice do ProfHistória na Unespar, respectivamente Federico José Alvez Cavanna e Jorge Pagliarini Júnior, e o coordenador do curso de História do campus Astor Weber, além do diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE) João Henrique Lorin. A pró-reitora de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (Propedh) Analéia Domingues também esteve presente ao evento.
Diante do momento histórico, Molena, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) na primeira gestão (2020-2024) da reitora Salete Machado Sirino, celebrou o fato de a Unespar conquistar seu primeiro curso de doutorado com apenas dez anos de existência. “Um momento marcante, um dia de comemoração e demonstra o compromisso da nossa instituição com o fortalecimento da pós-graduação que, com certeza, promoverá muito impacto social e regional, que é o que a Capes espera da gente”, disse o vice-reitor.
Ribas, orgulhosa da conquista da Unespar e do fato de ocorrer no campus dirigido por ela, afirmou que o lançamento do primeiro curso de doutorado da instituição “é um marco histórico para toda a nossa universidade”. Disse ainda que “temos muito a comemorar e tenho certeza de que esse é o primeiro doutorado de muitos que virão. A representatividade desse marco histórico é, sem dúvida nenhuma, uma grande conquista para toda a nossa Universidade”, festejou a diretora.
Já Cavanna destacou a qualidade da aula magna ministrada pelo coordenador nacional do ProfHistória e enalteceu, a exemplo do vice-reitor e da diretora do campus, a grandeza do feito da Unespar. “Alegria, orgulho de comemorarmos o primeiro doutorado, o que gera todo um desafio para nossa instituição que muito nos emociona e nos desafia. Hoje começamos simbolicamente um novo ano com o desafio que se nos apresenta”, afirmou o coordenador local do ProfHistória.
Criado em 2013, o ProfHistória é o primeiro programa profissional a ofertar doutorado no País dentre os Programas de Pós-Graduação Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (ProEB) e tem por objetivo proporcionar formação continuada aos docentes de História da Educação Básica, provendo qualificação certificada ao exercício da profissão e contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino.
Em 2015, o campus de Campo Mourão aderiu ao programa, iniciando a primeira turma de mestrado em 2016. Atualmente, o curso conta com 22 alunos, relativos às turmas 2024 e 2025 e um corpo docente formado por 14 professores de quatro campi (oito de Campo Mourão, quatro de Paranavaí, um de União da Vitória e outro de Paranaguá). Em 2023, a proposta de doutorado foi aprovada, iniciando a primeira turma da Unespar este ano com três alunos.