Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus de Curitiba II/FAP inaugura Laboratórios de Criação Artística

Campus de Curitiba II/FAP inaugura Laboratórios de Criação Artística

Geral, ensino

por Marina Santos Daum publicado: 15/12/2023 07h48 última modificação: 15/12/2023 11h51

Na quinta-feira (7), ocorreu a inauguração dos Laboratórios de Criação Artística (anexo ao Teatro Laboratório – Telab) da Sede Artes da Cena (Searc) do campus de Curitiba II/FAP, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Na oportunidade, também foram entregues as plataformas elevatórias e os pisos podotáteis nos blocos I e II da sede Cabral, uma antiga demanda que contribuirá para promover acessibilidade aos espaços.

Para a diretora do campus, Noemi Nascimento Ansay, “esta conquista representa um marco significativo, fortalecendo nosso compromisso com a educação e os cursos em Artes”. O espaço da Searc foi destinado aos cursos de licenciatura em Teatro, bacharelado em Artes Cênicas, licenciatura e bacharelado em Dança. “Esperamos que este espaço seja uma fonte de inspiração, criação e crescimento para nossa comunidade acadêmica”, conclui.

A reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, ressaltou o tempo decorrido desde 2012 quando esta obra teve início na gestão da professora Stela Maris da Silva, e as ações durante a gestão da professora Pierangela Nota Simões, e que foi possível, na atual gestão do campus e da reitoria, concluir esta obra bem como promover ações de prevenção e combate a incêndio e acessibilidade tanto neste prédio quanto no Telab. A reitora também ressaltou a importância da viabilização de plataformas elevatórias nos blocos I e II da sede Cabral, dada a relevância de ações efetivas em prol da acessibilidade. Neste sentido, destacou os recursos do Fundo Paraná da Seti, que viabilizaram a infraestrutura necessária para as atividades de ensino, pesquisa e extensão nestes espaços.

Durante a inauguração dos espaços, ocorreu uma apresentação do Um – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança e a execução do hino da Unespar, por Eliabe Ventura Ribas, compositor da obra. Participaram da solenidade: Aldo Bona, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti); Salete Machado Sirino, reitora da Unespar; Sydnei Kempa, pró-reitor de Planejamento (Proplan); diretora e vice-diretor do campus de Curitiba II/FAP, Noemi Nascimento Ansay e Drausio Fonseca; diretoras dos Centros de Área de Artes e de Música e Musicoterapia, Rosemeri Rocha e Mariana Arruda, respectivamente; Denise Bandeira, Assessora da Proplan; Glaucia Orlandine, assessora do gabinete da reitoria; Lilian Fleury Dória, professora aposentada e arquiteta responsável pelo Telab, bem como agentes, docentes e estudantes.