Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus de Paranavaí desenvolve projetos para melhorar a saúde mental dos servidores

por Marina Santos Daum publicado: 21/06/2021 17h01 última modificação: 05/07/2022 08h30

O campus de Paranavaí, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), iniciou o desenvolvimento de um projeto que tem como objetivo melhorar a situação da saúde mental dos servidores, através de intervenções mensais, por meio da produção de materiais que serão enviados aos servidores no período entre junho e novembro, abordando os seguintes temas: ansiedade, estresse, gestão do tempo, relações interpessoais e, por fim, autocuidado, satisfação e valorização.

A ação está sendo desenvolvida com base em um estudo realizado por Estagiárias de Psicologia Organizacional e do Trabalho, do 5º ano do curso de Psicologia do Centro Universitário Unifatecie, a supervisão da professora e coordenadora do Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH) local, Maysa Ricardo da Silva Figueira, e a coordenadora do colegiado de Enfermagem, Maria Antônia Costa.

A pesquisa foi realizada por meio de formulário online e obteve 17 respostas, sendo que 76,5% dos servidores que o responderam, eram do sexo feminino e 23,5% do sexo masculino. Dos participantes, 76% avaliam sua saúde mental como “média”; 82% apresentam sintomas de ansiedade, alterações de humor e insônia; 88% se consideram cansados psicologicamente e 71% se sentem infelizes e deprimidos em alguns momentos. Em contrapartida, apenas 12% dos participantes estão fazendo psicoterapia, atualmente.

Para o CEDH local, o colegiado de Enfermagem e o Projeto Saúde Trabalhador, essas ações de intervenção trarão inúmeros benefícios para o campus de Paranavaí da Unespar, uma vez que já desenvolvem e monitoras ações no campo da Saúde Mental.

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo