Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus de Paranavaí oferta projeto de extensão "Cinema como Instrumental Didático-Pedagógico"

Geral, Extensão

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h27

Compreender as diversas linguagens cinematográficas e desenvolver habilidades técnicas para implementação de fontes audiovisuais na prática docente são alguns dos objetivos do projeto de extensão "Cinema como Instrumental Didático-pedagógico: da Teoria à Prática", promovido pelo curso de História do campus de Paranavaí da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em parceria com a Fundação Cultural do município.

O curso é gratuito, com carga horária de 40 horas, e tem como público alvo docentes das redes estadual e municipais de ensino, estudantes da Unespar e demais interessados na temática. As aulas, com início previsto para o dia 4 de agosto e término em dezembro, serão aos sábados, às 8h, na Casa da Cultura de Paranavaí. As inscrições devem ser feitas pelo preenchimento deste formulário .

O curso

De acordo com o coordenador do curso, Roberto Leme Batista, docente do colegiado de História do campus de Paranavaí, a criação do projeto partiu da observação do senso comum sobre a importância do cinema como instrumento didático-pedagógico, da falsa compreensão de que o cinema é apenas entretenimento e da participação de alunos na disciplina optativa “Cinema-história”.

O curso, que conta com a participação do historiador e cinegrafista da RPC Noroeste, Eduardo Ortiz, contribui para a formação docente na medida em que apresenta as diversas escolas e teorias sobre o cinema, bem como o manuseio das técnicas para lidar com a relação cinema e educação.

Nos conteúdos que integram o projeto, além das discussões teóricas, os participantes irão adquirir conhecimentos técnicos em edição híbrida, transições, tratamento de áudio, gerador de caracteres, inserção de logos e marca d’água, decupagem, pesquisa, finalização e exportação em formatos adequados, sendo eles: MP4, AVI, H261, H264, FLV, MKV, M4V, 3GP, MOV, MPEG, VOB, RMVB, TS, M2TS, WMV, ASF entre outros.