Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CGE e Unespar aderem ao Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral

CGE e Unespar aderem ao Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral

por Fábio Candido dos Santos publicado: 08/05/2024 14h47 última modificação: 08/05/2024 14h47

A Controladoria Geral do Estado do Paraná (CGE) e a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), conscientes da necessidade de prevenção e enfrentamento a comportamentos abusivos no ambiente de trabalho, vêm destacando, por meio de iniciativas pontuais e perenes, o Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral, ocorrido na última quinta-feira (2).

Como forma de valorizar a importância da data, a CGE vai realizar palestras e campanhas de conscientização para servidores ao longo do mês de maio, inclusive por meio da conta de Instagram do órgão, onde serão veiculadas postagens educativas sobre o tema, além da divulgação de canais de denúncia.

A controladora-geral do Estado, Luciana Silva, afirmou, ao site da CGE, que levará o órgão ao interior para intensificar as ações contra o assédio moral: “Vamos aproveitar este período do ano e a estrutura do CGE Itinerante para levarmos palestras aos servidores de cidades do interior sobre a importância de manter um ambiente de trabalho saudável, livre de assédio, e como denunciar essas condutas”, completou a controladora-geral.

No caso da Unespar, a ênfase de atuação contra abusos morais recai sobre ações de consolidação da estrutura permanente de prevenção e enfrentamento à prática estabelecida na instituição de ensino superior (IES).

Edmar Bonfim de Oliveira, reitor em exercício da Unespar, assinalou que “a Instituição tem envidado esforços para preparar a estrutura interna da Universidade, buscando dar plenas condições no acolhimento das denúncias, especialmente através de nossa Ouvidoria. Os servidores da IES precisam dessa segurança, e estamos trabalhando para isso. Não vamos tolerar qualquer tipo de assédio”.

A Unespar dispõe da atuação da Ouvidoria para, entre outras atribuições, dar combate a comportamentos abusivos, garantindo atendimento anônimo e responsável a denúncias de servidores que tenham sofrido assédio no ambiente de trabalho.

No âmbito da conscientização, a instituição ainda conta com o trabalho da Pró-reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (Propedh), que, em 2023, produziu a cartilha digital “Violências na universidade: prevenção e enfrentamento”. A obra, disponível para download gratuito, destina uma seção inteira ao problema do assédio moral, expondo o conceito e suas principais manifestações, além de indicar formas de precaução e combate à prática.