Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Chamada para submissões de propostas de comunicação no III Encontro Cinemagem: Cinema, Vídeo e Espacialidades

por publicado: 21/02/2024 16h16 última modificação: 21/02/2024 16h17

A comissão organizadora do III Encontro Cinemagem: Cinema, Vídeo e Espacialidades convida pesquisadoras/es mestres e doutores ou estudantes de pós-graduação stricto sensu que desenvolvam trabalhos sobre cinema, vídeo e/ou audiovisual a enviarem propostas de comunicações a serem apresentadas no evento promovido pelo Programa de Pós-graduação em Cinema e Artes do Vídeo da Unespar (PPG-CINEAV/Unespar) em parceria com os grupos de pesquisa Cinecriare (Unespar/CNPq), Eikos (Unespar/CNPq), GPACS (Unespar/CNPq) e Navis (Unespar/CNPq).

O evento ocorrerá de maneira presencial entre nos dias 7, 8 e 9 de maio de 2024 na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), sede do Boqueirão, em Curitiba-PR. O objetivo é promover o debate com foco no tema central do evento, Cinema, Vídeo e Espacialidades, articulando variadas questões ligadas ao espaço no filme e no vídeo, ao espaço do filme e do vídeo, à imaginação geográfica, aos estudos videográficos, fílmicos e pós-fílmicos, ao corpo e as corporalidades, aos deslocamentos nos diversos lugares de visionamento (espaços expositivos, galerias de arte, espaços públicos e projeções urbanas, etc.), e o elo entre processar, sentir e caminhar pelo mundo, de uma margem a outra.

Também poderão ser aceitos trabalhos de pesquisa com outros temas, desde que relacionados ao cinema, ao vídeo e/ou ao audiovisual. Interessam as abordagens estéticas, conceituais, temáticas e contextuais que possam incrementar as reflexões e as interações de pesquisa no campo do Cinema e das Artes do Vídeo e áreas correlatas.

Eixos norteadores das sessões de comunicações:

1. Cinema e vídeo como intervenção pública

2. Cinema, memória e interculturalidade

3. Cinema, vídeo e decolonialidades

4. Cinema, vídeo e experiência estética

5. Gênero e sexualidade no cinema e no vídeo

6. Sensibilidades urbanas no vídeo e no cinema brasileiro

Inscrições de propostas de comunicações:

O processo de inscrição será realizado por meio do formulário online disponível na página do PPGCINEAV.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR

Serão aceitas propostas de comunicação inéditas, individuais ou em coautoria (máximo duas pessoas), em português ou espanhol. Cada autor/a e coautor/a poderá submeter uma única proposta. (Teremos no máximo 60 vagas para comunicação). A submissão de proposta de comunicação deve ser enviada por e-mail com as seguintes informações:

· Título (até 120 caracteres com espaços)

· Resumo (até 1.500 caracteres com espaços)

· Palavras-chave (3 a 5 palavras-chave)

· Biografia sucinta (até 500 caracteres com espaços)

· Indicar o eixo pretendido:

- 1. Cinema e vídeo como intervenção pública

- 2. Cinema, memória e interculturalidade

- 3. Cinema, vídeo e decolonialidades

- 4. Cinema, vídeo e experiência estética

- 5. Gênero e sexualidade no cinema e no vídeo

- 6. Sensibilidades urbanas no vídeo e no cinema brasileiro

Cronograma do evento:

- 29 de janeiro de 2024: divulgação das datas do evento e da chamada para submissões de propostas de comunicações;

- De 29 de janeiro até 4 de março de 2024: inscrições de propostas de comunicação via formulário próprio (encontrado página do PPGCINEAV).

- 4 de março de 2024: prazo final para o envio de submissões de propostas de comunicações;

- Até 5 de abril de 2024: divulgação das comunicações aprovadas;

- 7 a 9 de maio de 2024: realização do III Cinemagem;

Para acessar: https://ppgcineav.unespar.edu.br/cinemagem/copy_of_submissoes

Comissão Organizadora:

Pedro Faissol (Unespar)

Rafael Tassi (Unespar / UFPR)

Rosane Kaminski (UFPR / Unespar)

Contato: cinemagem@unespar.edu.br