Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CNPq aprova projeto de professor da Unespar voltado para música e tecnologia

CNPq aprova projeto de professor da Unespar voltado para música e tecnologia

Geral, Pesquisa

por Marina Santos Daum publicado: 18/03/2022 17h07 última modificação: 05/07/2022 08h31

O professor do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) e do curso de Composição e Regência, Felipe de Almeida Ribeiro, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Curitiba I/Embap, foi contemplado com o Edital Universal do CNPq, da chamada CNPq/MCTI/FNDCT No 18/2021 - Faixa A - Grupos Emergentes com a pesquisa que investiga “Como a tecnologia afetou e tem afetado a linguagem musical”.

O docente construirá no Laboratório de Música, Sonologia e Áudio (LaMuSa), um espaço para a criação sonora experimental com sintetizadores e também com o intuito de proporcionar um acervo/museu vivo de instrumentos eletrônicos típicos da década de 1960. Felipe é professor da disciplina Música Eletroacústica e busca, com a pesquisa, dialogar com estudantes de graduação e pós-graduação, que passarão a ter acesso ao instrumental eletrônico.

O trabalho integra o Grupo de Pesquisa Núcleo Música Nova, do CNPq, ao qual o professor Felipe é líder. O projeto, que tem vigência até 2025, também conta com a participação de estudantes de pós-graduação, além de professores pesquisadores de instituições externas, como da Universidade de São Paulo (USP) e da University of Bergen (Noruega).