Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Congresso em Portugal tem participação de professor da Unespar

Congresso em Portugal tem participação de professor da Unespar

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h26
Exibir carrossel de imagens Professor do curso de Enfermagem apresentou trabalho sobre estatísticas de acidentes no trânsito

Pesquisa desenvolvida pelo professor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Willian Augusto de Melo, foi apresentada na Geomed 2017, entre 7 e 9 de setembro, em Porto, Portugal. A conferência sediada pelo Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, na Universidade do Porto, reuniu pesquisadores, estatísticos, geógrafos, epidemiologistas, informáticos e profissionais da saúde para discutir métodos de análise espacial.

A partir de dados do período entre 2000 e 2014, o professor do curso de Enfermagem, do campus de Paranavaí, apresentou os resultados que obteve especificamente sobre a tendência de mortalidade devido a acidentes rodoviários com jovens no Brasil. Como explica, a pesquisa foi motivada pelo fato de os acidentes de trânsito serem considerados um grande problema de saúde pública global.

O foco das análises foi as ocorrências com pessoas com idade entre 15 e 29 anos, uma das faixas etárias mais produtivas da população. Os dados utilizados foram obtidos por meio do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Durante a programação, que contou com worshops, sessões temáticas, comunicações e plenárias, o evento abordou de forma interdisciplinar questões sobre estatística espacial, epidemiologia geográfica e aspectos espaciais em saúde pública a partir de olhares de diferentes campos do conhecimento.