Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curricularização da extensão pauta encontro da Proec com docentes em Campo Mourão

Geral

Curricularização da extensão pauta encontro da Proec com docentes em Campo Mourão

Geral, Extensão

por Fábio Candido dos Santos publicado: 11/04/2024 15h29 última modificação: 11/04/2024 15h29

Docentes em geral, coordenadores de curso, de Ações de Curricularização da Extensão e Cultura (Acec) e diretores de centros de área do campus de Campo Mourão receberam, no último dia 5, a pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec), Rosimeiri Darc Cardoso, para discutir a curricularização da extensão na graduação.

Contando com as presenças de João Marcos Avelar, Ceres Ribas e Sérgio Maybuk, respectivamente diretor, vice, e chefe da Divisão de Extensão e Cultura (DEC) do campus, além da coordenadora do Programa Sou + Unespar, Patrícia Cunha, o encontro destacou a importância do processo de curricularização da extensão para a formação discente, ressaltando a função da autoavaliação no processo de inserção das ações extensionistas nos cursos de graduação. 

As questões trazidas por professores durante a reunião indicaram a diversidade de práticas desenvolvidas pelos cursos, bem como sinalizaram para a necessidade de trocas de experiências entre cursos de mesmo campus, assim como entre os campi. O momento de reflexão, possibilitado pelas ações de extensão realizadas por praticamente todos os cursos em 2023, atestou a maturidade para observação de práticas e desenvolvimento de estratégias voltadas a uma maior articulação de ações em favor da comunidade externa a fim de melhorar, a cada vez mais, os procedimentos extensionistas realizados.

A pró-reitora afirmou que os campi “são os espaços de realização das ações propostas, razão pela qual o diálogo e a reflexão conjunta tornam-se fundamentais. Quanto à realização das Acec, sabemos que o processo é novo e estamos trabalhando para que seja fortalecido a cada ano, movimentando os campi e a comunidade onde se encontram. A Universidade tem muito a oferecer, assim como tem muito a aprender neste diálogo com a comunidade externa”.

Além das questões de curricularização da extensão, foram levadas aos presentes, por Cunha, propostas do Programa Sou + Unespar já aprovadas pelo Conselho de Ensino e Extensão (Cepe) para o ano de 2024. Além dos Aulões de Revisão para o Enem/Vestibular da Unespar e a Mostra de Profissões, dois novos projetos foram aprovados: + Unespar na Escola e + Unespar Cast, estruturados para vigência nas escolas durante todo o ano. 

O objetivo do Sou + Unespar, além de promover a divulgação e o fortalecimento da imagem da instituição, é aproximar o estudante da Universidade, levando-o a pensar sobre sua carreira, esclarecer dúvidas recorrentes sobre a vida acadêmica, compartilhar vivências e experiências de vida, além de possibilitar o desenvolvimento de oficinas e rodas de conversa que sejam do interesse dos alunos.

O discurso da pró-reitora foi reforçado, na prática, por evento realizado no período da noite, nos mesmos dia e campus do encontro, intitulado “Projetos de Extensão do Programa Universidade Sem Fronteiras: disseminação do conhecimento no âmbito da Unespar”. A ação, organizada pela professora Sandra Garcia Neves, contou com a apresentação, feita por bolsistas, dos resultados parciais dos projetos “Agroecologia familiar: aproximando produtores e consumidores”, coordenado pelo professor Jorge Leandro Delconte Ferreira; “Projeto Sanear”, sob coordenação do docente Jefferson Crispim; “Pedagogia e psicologia hospitalar: a efetivação do direito ao atendimento educacional de crianças e adolescentes hospitalizados na Santa Casa de Misericórdia de Campo Mourão”, coordenado pela organizadora do evento, e ainda “Temas sensíveis e controversos em sala de aula: práticas formativas na educação básica sobre direitos humanos e reparação histórica”, sob a coordenação da professora Cyntia Simioni França.