Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso de Cinema e Audiovisual do campus Curitiba II/FAP comemora 15 anos

Curso de Cinema e Audiovisual do campus Curitiba II/FAP comemora 15 anos

Geral, Ensino

por Marina Santos Daum publicado: 19/05/2021 13h34 última modificação: 05/07/2022 08h29

Na próxima sexta-feira (21) o curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Curitiba II/FAP fará uma celebração virtual para comemorar os 15 anos de funcionamento. O evento começará às 19h e será transmitido através do canal ArtesFAP do YouTube.

CANAL DO YOUTUBE CLIQUE AQUI

O Curso de Cinema e Audiovisual de Curitba II/FAP completou 15 anos de funcionamento no segundo semestre de 2020. Na expectativa de poder comemorar a data presencialmente, as festividades relativas ao evento foram transferidas para 2021. Com a entrada de novos alunos na Instituição, no início de maio e sem perspectivas concretas para uma comemoração presencial, a data foi transferida.

A noite iniciará com o vídeo “Meus 15 Anos”, onde ex-alunos e ex-alunas relembrarão os momentos mais marcantes de sua passagem pelo curso. Em seguida acontecerá uma Mesa Comemorativa, com a participação de Marília Franco (USP/Unespar), Eduardo Baggio (FAP/Unespar), Aly Muritiba (ex-aluno do Curso de Cinema e Audiovisual) e mediação do atual coordenador do curso, o cineasta Fernando Severo.

Ao final da Mesa Comemorativa vai ter início a Festa Online - 15 anos de Cinema na Unespar, confraternização entre aluno(as), ex-alunos(as) e professores(as) com acesso pela plataforma Google Meet.

GOOGLE MEET CLIQUE AQUI

Sobre os convidados

Marília Franco foi aluna de uma das primeiras turmas do curso universitário pioneiro no ensino de cinema no Brasil, fundado por Paulo Emílio Salles Gomes e outros expoentes do nosso cinema na atual Escola de Comunicação e Artes da USP. Doutora em Artes pela USP, tem destacada carreira acadêmica. Na Unespar, ministrou aulas no Bacharelado em Cinema e Audiovisual, na Especialização em Cinema e atualmente integra o colegiado do Mestrado em Artes.

Eduardo Baggio é professor decano e ex-coordenador do Bacharelado em Cinema e Audiovisual e professor e ex-coordenador do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo, ambos da Unespar. É doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP  e possui um trabalho de destaque como pesquisador acadêmico desenvolvido junto a grupos de pesquisa científica e em seminários temáticos. Tem textos resultantes de suas pesquisas publicados diversos periódicos e é um dos organizadores da série de livros Teoria dos Cineastas. Atua ainda como cineasta na área do documentário, tendo  conquistado diversos prêmios.

Com passagens por Sundance, Veneza e Cannes, os filmes escritos e dirigidos por Aly Muritiba já conquistaram mais de 200 prêmios em festivais de cinema. Para canais de TV e streaming, Muritiba dirigiu as séries “O Hipnotizador” – S02 (HBO), “Carcereiros” S02 (Globo), “Irmãos Freitas” (Amazon/Turner), “Irmandade” (Netflix) e “O caso Evandro” (GloboPlay). Atualmente, Aly finaliza dois longas metragens.

O Curso de Cinema e Audiovisual

Consolidado como um dos cursos universitários de cinema mais importantes do Brasil e responsável pela formação de centenas de profissionais atuantes no cinema nacional. Integrante de uma instituição de ensino pública e gratuita, atualmente é o curso com maior procura - proporcional ao número de vagas - entre aqueles oferecidos pelos sete campi da Unespar.

O Curso de Cinema e Audiovisual de Curitiba II/FAP oferece aos alunos e alunas as mais variadas formas de experimentação do fazer cinematográfico e audiovisual, pautadas na liberdade de expressão, na responsabilidade profissional e ética, pela consciência do papel do cinema e do audiovisual no processo sócio-político do país e pela busca de qualificação que habilite o exercício profissional em várias áreas.

Serviço:

Dia: 21/05 (sexta-feira)

PRIMEIRA PARTE:

- “Meus 15 Anos” - vídeo-depoimentos de ex-alunos(as)

- Mesa Comemorativa

Transmissão:  Canal ArtesFAP do YouTube (http://tiny.cc/artesfap)

SEGUNDA PARTE:

- Festa Online - 15 anos de Cinema na Unespar

Acesso: Plataforma Google Meet (bit.ly/15anoscinema)

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo