Você está aqui: Página Inicial > Notícias > DAE, Divas, CEDH e estudantes fazem reunião para discutir a importância dos Movimentos Estudantis

por Marina Santos Daum publicado: 28/05/2021 15h45 última modificação: 05/07/2022 08h30

Nesta sexta-feira, (28), aconteceu uma reunião ampliada entre Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE), Divisões de Assuntos Estudantis (Divas), com a participação de representantes das organizações estudantis dos campi e de estudantes que fazem parte do Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). A Pró-Reitora de Extensão e Cultura, professora Rosimeire Darc Cardoso participou da abertura da reunião e falou sobre a importância da articulação e mobilização dos(as) estudantes para fortalecimento das pautas que lhes dizem respeito.

A questão central pautou-se na necessidade do fortalecimento do Movimento Estudantil a partir de um direcionamento que encontra-se no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2018-2022) que apresenta a  perspectiva de que o estudante é um sujeito que se constrói nas relações histórico-sociais e que a aprendizagem não se restringe somente ao saber científico, mas está articulada a um processo que envolve a formação pessoal, cultural e política (...) no qual os alunos são percebidos como protagonistas e partícipes do seu processo formativo.

Foram discutidas questões importantes, tais como a articulação entre DAE e Divas dos Campi, com os(as) estudantes em suas diferentes formas de organizações.

Fizeram-se presentes estudantes dos campi de Campo Mourão, Curitiba I, Curitiba II, Paranavaí e União da Vitória.

Os(as) estudantes, em consenso com a DAE e Divas, deliberaram pela realização de reuniões ampliadas entre os campi e também reuniões locais para amadurecimento das pautas dos estudantes e a construção de caminhos que levem à realização do IV Fórum Estudantil dos Estudantes da Unespar no ano de 2022.

A diretora de assuntos estudantis, professora Maria Inez Barboza Marques, considerou que a reunião foi muito oportuna e alcançou os resultados esperados, pois, para além do suporte material e pedagógico, é papel da gestão contribuir com o fortalecimento das organizações estudantis e da Universidade, que é pública, e tem como razão da sua existência, os(as) estudantes.

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo