Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Demandas de infraestrutura dos Campi da Unespar em Curitiba são temas de reunião com Secretário da SETI

Geral

Demandas de infraestrutura dos Campi da Unespar em Curitiba são temas de reunião com Secretário da SETI

Geral

por publicado: 01/10/2025 12h12 última modificação: 01/10/2025 13h08

Na tarde dessa terça, 30/09, estiveram reunidos com o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professor Aldo Nelson Bona, a reitora da Unespar, Professora Salete Paulina Machado Sirino, o Assessor Estratégico da Reitoria, Professor  Sydnei Kempa, a Professora Noemi Ansay e o Professor Drausio Fonseca, Diretora e Vice-Diretor do Campus de Curitiba II – FAP, o Agente Universitário Elói  Vieira Magalhães e Professora Déborah Alice Bruel Gemin, Diretor e Vice-Diretora Campus de Curitiba I – EMBAP. A pauta teve como tema principal as questões de infraestrutura da Unespar em Curitiba, o que incluiu os dois campi de Curitiba.

A reitora agradeceu ao Secretário da SETI pela acolhida e apoio às demandas de infraestrutura da Unespar, dentre elas, a viabilização de espaços e os recursos para o tão necessário restauro e reforma do prédio histórico da Embab, situado na Rua Emiliano Perneta, cujos projetos de restauro e reforma, conforme informação da equipe de engenharia da Universidade, tem previsão de conclusão nos próximos dias.

O Secretário reafirmou que este é um tema muito importante, com o qual está envolvido há alguns anos para a solução, estando neste momento na espera da conclusão dos projetos de restauro e reforma para a viabilização dos recursos para a efetiva conclusão desta obra. Com essa solução, além dos mais de 2 milhões investidos na reforma do prédio da sede da Barão, uma parte das questões de infraestrutura do Campus de Curitiba I está sendo atendida. Em relação a soluções que envolvem o atendimento de ampliação de espaços para os dois Campi em Curitiba, existem encaminhamentos que indicam soluções que poderão atender às expectativas de ambos os Campi.

O Diretor do Campus de Curitiba I/EMBAP destaca: “fomos cordialmente recebidos pelo Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, em reunião agendada pela Magnífica Reitora da Unespar. A reunião caracterizou-se por uma escuta atenta e respeitosa aos anseios apresentados pela direção do Campus, especialmente no que se refere aos anseios da comunidade acadêmica". Atualmente o Campus de Curitiba I/Embap tem duas sedes no Centro de Curitiba, a sede da Barão, que atende aos cursos do Centro de Música, e a sede da Tiradendes, que atende aos Cursos do Centro de Artes e Museologia, como também da Pós-Graduação. Com o restauro e a reforma da sede da Emiliano Perneta, grande parte das demandas do Curso de Museologia poderá ser atendida naquele espaço.

Já o Campus de Curitiba II tem duas sedes no Cabral e uma no Boqueirão, demandando mais espaço para atendimento da expansão da graduação e da pós-graduação em virtude do crescimento dos últimos anos. Além do aumento na demanda acadêmica, o campus abriga um número significativo de projetos de extensão, como a Filarmônica da FAP, a Orquestra de Violões, a Universidade Aberta da Pessoa Idosa (UAPI), o UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança, a Roda de Samba, o Centro de Atendimentos e Pesquisa em Musicoterapia (CAEMT), entre outros.

Para a Diretora do Campus de Curitiba II/FAP, Noemi Ansay, “essas atividades evidenciam uma demanda considerável para ampliação da infraestrutura, especialmente no que se refere a laboratórios e espaços adequados para os cursos de Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança, Música, Musicoterapia e Teatro. A Direção do Campus Curitiba II entende que a Sede Boqueirão, onde funciona o curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual e o Mestrado em Cinema e Artes do Video, representa um potencial campus universitário, com grande capacidade para expansão das Artes nesse bairro, um dos mais importantes e populosos da cidade de Curitiba.”