Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo

Geral

Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo

Geral

por Helio Sauthier publicado: 05/04/2021 13h03 última modificação: 05/07/2022 08h29

O dia 02 de abril foi o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2008 com o fim de estimular as sociedades a ter um maior conhecimento sobre o assunto.

O transtorno do espectro do autismo (TEA), conforme denominado pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, também conhecido pela sua denominação antiga: autismo, é um transtorno neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não verbal e comportamento restrito e repetitivo.

Os sinais geralmente desenvolvem-se gradualmente, mas algumas crianças com autismo alcançam o marco de desenvolvimento em um ritmo normal e depois regridem.

O tratamento de crianças com autismo tem por objetivo estimular o desenvolvimento social e comunicativo; aprimorar o aprendizado e a capacidade de solucionar problemas; diminuir comportamentos que interferem com o aprendizado e com o acesso às oportunidades de experiências do cotidiano, bem como ajudar as famílias a lidarem com o autismo.

--