Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docentes, mestrandos e egressos debatem avanços e desafios do PROF-FILO em encontro nacional

Geral

Docentes, mestrandos e egressos debatem avanços e desafios do PROF-FILO em encontro nacional

geral, pesquisa

por Denise Ligmanovski publicado: 27/08/2025 10h27 última modificação: 27/08/2025 10h27

A professora doutora Stela Maris da Silva, enquanto representante do Colegiado do Programa de Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), do campus de União da Vitória, e coordenadora dos projetos da área de arte e filosofia, está participando do VI Encontro Nacional do PROF-FILO (VI ENPROF-FILO), que está sendo realizado no Rio de Janeiro, de 25 a 29 de agosto. De forma específica, Stela Maris participa de discussões de avaliação e do projeto do doutorado do PROF-FILO.

A representante discente do PROF-FILO de União da Vitória, que acompanhou a docente, é Rafaela Larissa Rodrigues, que fará uma apresentação de pesquisa em sessão específica.

A programação do Encontro conta com sessões plenárias presenciais e sessões de comunicações on-line.

Segundo Stela Maris, o momento é oportuno para que os(as) docentes, mestrandos(as) e egressos(as) se reúnam para tratar dos avanços e desafios que o PROF-FILO encontra e encontrará nos anos vindouros.

Com a conclusão do registro do percurso e da produção acadêmica visando a Avaliação Quadrienal (2021-2024) da CAPES, “espera-se que o Programa consolide a proposta de criação do Doutorado Profissional, o que valorizará a área de Ensino de Filosofia e fortalecerá o processo de formação continuada dos(as) professores(as) que atuam no Ensino Básico”, defende. “Ademais, almeja-se aperfeiçoar a cultura de planejamento e autoavaliação que se iniciou nos Encontros anteriores, além de articular estratégias para estreitar as relações com as Secretarias de Educação (Seduc)”, diz.

O Mestrado Profissional em Filosofia se apresenta como um programa de pós-graduação que oferta o curso de mestrado, na modalidade profissional, em rede e com abrangência nacional, para professores que atuam na Educação Básica, lecionando filosofia e/ou componentes afins da área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. A área de concentração do curso é “Ensino de Filosofia” e as linhas de pesquisa são “Fundamentos do Ensino, Currículo e Políticas Educacionais” e “Práticas de Ensino de Filosofia”.

O PROF-FILO, agora inserido no Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica,(PROEB), continua se inscrevendo em uma perspectiva mais ampla da formação continuada de professores de filosofia, da educação básica, que trazem para a universidade, através de seus projetos de pesquisa, temas e problemas nascidos das vivências e experiências cotidianas na sala de aula, na escola.