Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois cursos de Segunda Licenciatura da Unespar são aprovados pelo Parfor - Equidade da CAPES

por publicado: 21/03/2024 16h52 última modificação: 21/03/2024 16h52

A CAPES e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (MEC) apoiarão financeiramente cursos pelo Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade). O Programa tem a função de aproximar o Ensino Superior e o Básico, garantindo que a Escola seja um espaço de formação e pesquisa. O objetivo é formar professores em licenciaturas específicas e pedagogos para atendimento das redes públicas e comunitárias que têm educação escolar indígena, quilombola e do campo, especial inclusiva e bilíngue de surdos.

A Unespar, pela primeira vez, submeteu vários projetos de cursos de Graduação de Segunda Licenciatura ao programa PARFOR da Capes, resultado do esforço conjunto entre a PROGRAD e diversos cursos nos diferentes campi, constituídos por propostas de cursos de graduação para a Educação Especial Inclusiva a partir das bases do Mestrado PROFEI e, uma da Educação Matemática Indígena.

Das submissões dos campi, a Unespar teve duas propostas selecionadas para aporte financeiro da Capes, Educação Especial Inclusiva do Campus de Apucarana, obtendo nota máxima do ranking e ficando segundo lugar em nível nacional e, a do Campus de Paranaguá, que também teve proposta de Educação Especial Inclusiva aprovada, obtendo nota de 98 pontos. Outras propostas foram aprovadas, mas não classificadas para receber o aporte da Capes.

A Pró-reitora da PROGRAD, Profa. Marlete Schaffrath, destaca o compromisso e competência dos proponentes dos cursos e a diligência de sua equipe que prontamente mobilizou os campi para a submissão de propostas. Destacam-se o apoio da PROPEDH e o esforço da Reitora, que prontamente acionou o CEPE para deliberar sobre as propostas dos cursos e se prontificou a disponibilizar toda a documentação institucional necessária em um espaço de tempo muito célere.

A reitora da Unespar, Profa. Salete Sirino, ressalta a importância da participação da Unespar no PARFOR. A Reitora destaca que as políticas de educação inclusiva da Unespar se fortalecem a cada dia e contribuem sobremaneira com a formação humana proposta por nossos cursos, tão necessária para a transformação de uma sociedade mais justa e igualitária.