Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Egressos da Unespar são indicados para representar o Brasil no Oscar 2022

Geral

Egressos da Unespar são indicados para representar o Brasil no Oscar 2022

Geral

por Marina Santos Daum publicado: 15/10/2021 16h32 última modificação: 05/07/2022 08h30

O longa-metragem Deserto Particular, dos egressos da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) do curso de Cinema e Audiovisual, campus Curitiba II/FAP, Aly Muritiba (diretor e roteirista), Henrique Santos (roteirista) e Antonio Gonçalves Junior (produtor), recebeu, nesta sexta-feira (15), pelo comitê brasileiro de seleção da Academia Brasileira de Cinema, a indicação para representar o Brasil na categoria de melhor filme internacional, no Oscar 2022. A cerimônia será realizada no dia 27 de março de 2022. Em setembro deste ano, o longa-metragem conquistou o Prêmio do Público BNL, no Festival de Veneza 2021.

Deserto Particular conta a história de Daniel, um policial que foi afastado de seu trabalho após cometer um erro. De poucas palavras, o protagonista mora em Curitiba com o pai doente, pelo qual é o responsável. Seu único motivo para sorrir é a misteriosa Sara, uma moça que mora na Bahia e com quem Daniel conversa por um aplicativo do celular. O sumiço repentino de Sara faz com que o policial atravesse o país em busca de seu grande amor.

O roteirista, Henrique Santos, expressa que gosta de pensar no filme “a partir de uma metáfora visual, de uma pessoa que depois de muito tempo vivendo num deserto resolve começar a caminhar ao encontro de algo que não sabe exatamente o que é, mas isso não importa, o que importa é o movimento e o desejo do encontro com o outro e consigo mesmo”. Henrique ainda enfatiza que o longa é sobre uma história de amor, “talvez não tanto convencional, mas tão pouco diferente”, ressalta.

A parceria de sucesso entre Henrique Santos e Aly Muritiba, pode se repetir em outras produções que estão sendo estudadas. Desta vez a dupla pretende explorar o gênero horror, diferente de todos os trabalhos que fizeram juntos, já que a minissérie e o subsequente longa “Nóis por Nóis”, tem uma linguagem mais dinâmica e aborda o gênero investigativo e “Deserto Particular” aborda o melodrama e o romance.