Geral
Em reunião, reitora ressalta investimentos no campus de Curitiba II/FAP
Geral
No dia 17 de junho foram entregues as obras de reforma dos dois edifícios que compõe a Sede Artes da Cena (Searc). O investimento em melhorias incluiu: nova pintura, adequação das calçadas de acesso para que integram a via pública, e revitalização de áreas de convivência com relocação dos bancos, plantio e melhorias das áreas gramadas. Os serviços foram viabilizados por meio da Encomenda Governamental (EG) 01/2024 da Secretaria de Ciência e Tecnologia. Na ocasião também foi apresentado o Laboratório de Teatro de Animação e Visualidades da Cena (Lata), cuja proposta foi submetida pelo curso de licenciatura em Teatro ao Edital da EG 08/2024.
Além dessas melhorias executadas nas instalações, foi iniciado o processo para regularizar os Projetos Técnicos de Prevenção de Incêndio e Desastres junto ao Corpo de Bombeiros, cujo alvará dependia da constituição da brigada de incêndios, que foi recentemente formada e regulamentada. Essa regularização “permitirá obter a licença para o uso público do Teatro, com segurança”, explica a diretora do campus de Curitiba II/FAP, Noemi N. Ansay.
Quanto ao atendimento das demandas de acessibilidade, outros processos se encontram em andamento, já aprovados pela EG 08/2024, tais como o projeto para a reforma das arquibancadas e mecanização das varas cênicas, que integram o Teatro Laboratório (Telab) e, também, o projeto de acessibilidade para a Sede Cabral. A Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) preparou um material gráfico sobre os valores despendido durante o quadriênio de 2021-2024.
Segundo dados cedidos pela Pró-reitoria de Planejamento (Proplan), desde 2021 foram investidos mais de R$12,6 milhões no campus, para reforma, conclusão de obras, aquisição de equipamentos laboratoriais, renovação da frota, adequação dos espaços, custeio, dentre outras melhorias. O primeiro valor despendido foi na Sede Boqueirão, inaugurada em 3 de agosto do mesmo ano. Foram investidos recursos oriundos do Fundo Paraná, para a adequação de salas de aula, estúdios, laboratórios e biblioteca. A reforma e manutenção do espaço contou com: a construção do Estúdio de Som e Sala de Foley, e adequação do barracão amarelo, que comporta o Estúdio de Imagem, Sala de Arte, Sala de Maquiagem e Figurino, e Sala de elétrica e fotografia. Também foram viabilizados o Laboratório de Edição e a Sala de Projeção.
Em 15 de dezembro de 2023 o campus inaugurou o Laboratórios de Criação Artística, prédio Anexo ao Telab. A reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, relembra que esta obra foi iniciada ainda em 2012. “Apesar do tempo, pudemos viabilizar a conclusão. Também destacamos as reformas da sede Cabral, do bloco I, que chegou a ser interditado e os estudantes em 2019, tiveram aulas em espaços emprestados pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), e do bloco II, que além das reformas do telhado, dos banheiros, do auditório, de salas de aulas, revisão elétrica, troca de pisos, instalações de cortinas, pinturas, receberam a instalação de plataformas elevatórias e equipamentos de acessibilidade”, explica.
A diretora do campus ressalta que, nos últimos anos, “foram empreendidos esforços da gestão universitária, com financiamento público, para atender às demandas de infraestrutura do campus, inclusive para promover a acessibilidade aos espaços”, finaliza Noemi.