Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Em visita ao campus de Paranavaí, reitoria e equipe de pró-reitorias dão continuidade ao cronograma de reuniões nos campi

por publicado: 16/09/2023 21h47 última modificação: 16/09/2023 21h47

A equipe da reitoria da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) esteve no campus de Paranavaí, na última quinta-feira (14), para dar continuidade ao cronograma de reuniões com a comunidade acadêmica da Unespar, sobre as ações que estão sendo desenvolvidas em conformidade com as metas propostas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2027.

Pela manhã, ocorreu a reunião com os estudantes do turno matutino, no Centro de Conferências. Após a acolhida da diretora do campus, professora Maria Antônia Costa, e do vice-diretor, professor Elias Souza Júnior, a reitora da Unespar, professora Salete Machado Sirino, abordou sobre a motivação para esse cronograma de visitas aos campi, retomando reuniões que ocorreram desde 2021, em diferentes momentos, em que foi possível ouvir as demandas e discutir propostas necessárias ao crescimento e fortalecimento da Unespar.

No período da tarde, aconteceu a reunião com agentes universitários/as e docentes, com apresentação das ações desenvolvidas pelas pró-reitorias e também as defesas feitas pela reitoria em pautas importantes para Unespar.

Nos dois encontros, houve espaço para que os presentes se manifestassem, apresentando sugestões, questionamentos e demandas de cada segmento.

No mesmo dia, aconteceu uma reunião entre a reitoria, o pró-reitor da PRPPG, Carlos Alexandre Molena, a diretora do campus, o diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE), professor Adão Aparecido Molina, e professores das pós-graduações, para um diálogo sobre o trabalho desenvolvido, suas demandas e as possibilidades de fortalecimento dos programas de pós-graduação Stricto Sensu: Mestrado Acadêmico em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar" (PPIFOR), Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei) e Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária (PPGEnf-APS).

No período da noite, a reunião com estudantes do turno noturno, ocorreu no auditório do DCE e contou com a mesma dinâmica, com apresentação da motivação das visitas, o desenvolvimento das ações pelas pró-reitorias e a escuta das demandas dos estudantes. Foi possível observar a articulação do DCE no levantamento dessas demandas, a preocupação com a garantia de seus direitos em prol de uma educação de qualidade, com cuidado às pessoas para um convívio harmonioso no campus.

Para a presidente do DCE, Ana Paula de Souza: "nós como DCE, valorizamos reuniões e conversas como essa, para que o aluno possa buscar melhorias para o campus, e mostrar do ponto de vista estudantil, o que podemos avançar juntos na busca de melhorias na educação pública”.

Para o diretor do Centro de Área CCHE, professor Adão Aparecido Molina, “durante as reuniões com agentes administrativos e professores, com alunos e com o grupo de professores do Mestrado em Ensino PPIFOR, foram apresentados os resultados das ações que estão sendo desenvolvidas pela equipe da Reitoria, das pró-reitorias e das Diretorias no sentido de reduzir a evasão e tornar mais constante o acesso e a permanência dos acadêmicos dos diferentes cursos nos campi”.

Para diretora do campus, professora Maria Antônia, “a presença da reitora e equipe das pró-reitorias no campus Paranavaí trouxe oportunidade a discentes, docentes e agentes administrativos de conhecer metas e compromissos do nosso PDI que estão sendo cumpridas e aquelas que estão no planejamento da equipe para serem desenvolvidas no próximo ano. A conversa também possibilitou um importante momento de escuta pela equipe da reitoria das necessidades e prioridades do campus para a melhoria da qualidade das ações necessárias para o nosso compromisso com o ensino, pesquisa e extensão. Foram momentos de muita reflexão”.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Carlos Molena, as reuniões com estudantes, agentes e docentes “foram importantes para demonstrarmos as principais ações que vem sendo desenvolvidas e, em especial, apresentarmos os avanços conquistados no âmbito da pesquisa e pós-graduação, com destaque para ampliação no número de bolsas de iniciação científica e o aumento no número de programas de pós-graduação Stricto Sensu”.

A pró-reitora da Prograd, professora Marlete Schaffrath ressalta que ouvir os pares e socializar com a comunidade da Unespar os resultados e desafios do trabalho da Pró-reitoria de Ensino de Graduação é função responsável da gestão. Para a Pró-reitora, “os encontros com docentes, discentes e agentes dos campi impulsionam a Pró-reitoria na direção do redimensionamento constante e necessário do trabalho de gestão acadêmica dos cursos”.

Estiveram presentes: a reitora da Unespar, Salete Machado Sirino; a coordenadora do PDI 2023-2027 e da Comissão Central do Vestibular Unificado (CCCV), Aurea Andrade Viana de Andrade; o pró-reitor da PRPPG, Carlos Alexandre Molena; a pró-reitora da Proec, Rosimeire Darc Cardoso; a pró-reitora da Prograd, Marlete Schaffrath; a pró-reitora pro tempore da Propedh e diretora de Assuntos Estudantis (DAE), Analéia Domingues; a diretora de Direitos Humanos (DDH), Fabiane Freire França, também da Propedh; a diretora e o vice-diretor do campus, Maria Antonia Ramos Costa e Elias de Souza Júnior; o diretor do CCHE, Adão Aparecido Molina e a chefe de gabinete da reitoria, Ivone Ceccato.