Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estima-se que setor museológico no Paraná terá melhorias com graduação da Unespar

Geral, Ensino

por Marina Santos Daum publicado: 18/05/2021 15h35 última modificação: 05/07/2022 08h29

Em 2019 a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Curitiba I/Embap, implantou a graduação em Museologia em sua grade de cursos, com o objetivo de formar pessoas qualificadas para desenvolver atividades em museus, centros culturais, serviços ou redes de informação de documentação e preservação da cultura.

Para a coordenadora do curso, professora Andrea Siqueira D’Alessandri Forti, a Museologia tem como responsabilidade “a preservação do patrimônio cultural e natural, musealizado ou não, para as  gerações futuras. O museu é um espaço não formal de educação que visa ampliar o acesso aos bens culturais".

Em abril deste ano, a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) iniciou diálogos para proposta de criação de um fórum de museus universitários do Paraná. O objetivo do novo espaço de interlocução é a construção de uma política estadual do setor que viabilize, a médio prazo, recursos orçamentários e humanos às instituições.

O assessor da Coordenadoria de Ensino Superior da Seti, Renê Wagner Ramos, destacou que a formação da primeira turma do Curso de Museologia da Unespar deve impactar positivamente os quadros técnicos dos museus no Paraná. A professora Andrea aponta a formação de profissionais qualificados para atuar nas instituições museológicas como uma das principais contribuições do curso para os museus paranaenses.

“O curso foi criado com o intuito de atender a uma demanda do setor museológico no Paraná, com a formação de profissionais para comporem o quadro técnico desses espaços. Esse é o primeiro curso de bacharelado em Museologia oferecido por uma universidade pública no Paraná”, ressalta a professora.

O curso de Museologia da Unespar oferece 2.889 horas/aula e está dividido em 4 anos (8 semestres). Atualmente cerca de 75 alunos, distribuídos em três séries, estão matriculados.

Em 2022 será a formatura da primeira turma de Museologia e existe uma grande expectativa de que os alunos formados “sejam absorvidos pelo mercado de trabalho, em especial pelos museus de Curitiba e outros municípios do Estado, já que há uma lei que regulamenta a profissão, exigindo a obrigatoriedade do museólogo na instituição museu”, explica Andrea.

Para Andrea também espera-se que, com a formação da turma, hajam “melhoria do setor museológico no Paraná, assim como o interesse de outras instituições da região na contratação desse profissional e o aumento da procura pelo curso de bacharelado em Museologia da Unespar”.

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo