Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes da Unespar fazem participação em apresentação da turnê Claro_Movimento do Grupo Fato

por publicado: 29/08/2023 12h53 última modificação: 29/08/2023 12h53

No próximo dia 1° de setembro, às 19h30, passará pelo campus de Curitiba II/FAP da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), a turnê Paraná do show Claro_Movimento, do Grupo Fato. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados no local 1h antes da apresentação. O grupo já passou pelo campus de União da Vitória, em uma apresentação para a comunidade acadêmica.

A turnê Claro_Movimento conta com a participação de estudantes da Unespar, que foram selecionados por meio de um processo seletivo promovido pela Universidade e pelo Grupo. “A ideia do edital foi uma maneira de conhecermos os ‘cantautores’ estudantes e entender o contexto criativo de música na Unespar, especificamente no campus de Curitiba II/FAP, neste momento”, conta Grace Torres, tecladista do grupo.

A convidada especial selecionada é a cantora, compositora e estudante do curso de bacharelado em Artes Cênicas, Vic Wendler, que além de músicas próprias, fará participação em ‘Claro’ e ‘Vernissage’, canções do novo álbum do Grupo Fato. A artista curitibana compõe desde a adolescência e lançou seu primeiro single este ano e sua área de pesquisa é composição de músicas autorais para o teatro. “O Fato tem autenticidade e muita sensibilidade no seu fazer artístico. É uma honra poder participar desse show e dividir o palco com artistas tão generosos. Além de acolherem minhas composições, abriram espaço para que eu também cante suas letras, permitindo uma troca musical e poética cheia de potência”, expressa Vic.

Beatriz Cappellini, Christian Guibor e Ariel Rodrigues também se inscreveram e foram selecionados. Sua participação se dará no show de abertura com músicas autorais. “Foi muito rico provocar os/as estudantes para esta seleção. Ficamos bem contentes com a participação e com a qualidade do trabalho de todos/as que se inscreveram”, comemora o baixista do Grupo Fato, Ulisses Galetto.

Em 2024 o Grupo Fato comemora 30 anos, então nessa turnê, além de músicas do álbum Claro_Movimento, o repertório do show também traz composições que marcaram sua trajetória, como: Morrer de Bem, Istmo, Valadares (OquelataQuelateje - 2000) e De (FATO - 1995). Além de uma música inédita, que reverencia os índios Nambiquara.

Claro_Movimento traz Grace Torres nos teclados; Ulisses Galetto no baixo e violão; Priscila Graciano na bateria e percussão; Daniel Fagundes na guitarra, baixo e percussão e Andrezza Prodóssimo no acordeom, teclados e percussão corporal.

Agenda de próximos shows:

• Paranavaí – 15 de setembro
  • Maringá – 16 de setembro
  • Irati – 10 de novembro
  • Ponta Grossa – 11 de novembro

No próximo ano, em abril, Cascavel e Medianeira receberão o Grupo Fato com a turnê Paraná do show Claro_Movimento. A atual circulação já passou pelo campus de União da Vitória da Unespar e Rio Negro.

Para mais informações, acesse as redes sociais e o site do Grupo Fato.

SITE DO GRUPO FATO CLIQUE AQUI

REDES SOCIAIS DO GRUPO FATO

• Arranjos e Concepção musical: Grupo FATO
  • Direção cênica: Márcio Mattana
  • Figurinos: H-AL – Alexandre Linhares e Thifany Faria
  • Concepção de Luz: Márcio Mattana
  • Técnico de Som: Valderval de Oliveira Filho
  • Projeto Gráfico: Zeh Henrique Rodrigues
  • Coordenação Geral de Projeto: OQ Produções
  • Produção Executiva: Grace Torres e Ulisses Galetto

Serviço:

TURNÊ PARANÁ (Curitiba) Show Claro_Movimento - Grupo Fato

• Artista Convidada: Vic Wendler
  • Onde: Teatro Laboratório (Telab), do campus Curitiba II/FAP, da Unespar (Rua dos Funcionários, 1756 – Cabral)
  • Classificação: Livre
  • Duração: 75 minutos
  • Capacidade: 120 lugares
  • Realização: OQ Produções

O projeto realizado com recursos do programa de apoio e incentivo à cultura – fundação cultural de Curitiba e da Prefeitura de Curitiba.

• Incentivo: Ebanx.
  • Parcerias: SESI / SESI Cultura; SESC Paraná e UNESPAR