Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes e egressos da Unespar recebem prêmio no 9° Festcine de Pinhais

Estudantes e egressos da Unespar recebem prêmio no 9° Festcine de Pinhais

Geral, Ensino

por Marina Santos Daum publicado: 29/06/2021 15h01 última modificação: 05/07/2022 08h30

O estudante Luís Bonin e as egressas Sabrina Trentim e Viktória Von Holleben, do curso de Cinema e Vídeo, e Márcia Galvan e Oda Rodrigues, do mestrado profissional Programa de Pós-Graduação em Artes (PPG-Artes), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), foram premiados no 9° Festival de Cinema "Curta Pinhais" (Festcine), nas modalidades de Melhor Roteiro de Documentário e Melhor Curta Metragem Documentário, com o filme “Retrato Falado”, produzido para disciplina do professor Eduardo Baggio.

O filme conta a história do médico José Ferreira Lopes e sua família na resistência à ditadura militar, a partir de uma fotografia do jornalista Edson Jansen, que registrou a repressão aos estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1968.

Os diretores Luís Bonin e Oda Rodrigues destacam que o filme só foi possível de ser realizado porque tinham o imprescindível apoio dos profissionais da Unespar para orientar suas ações como artistas e pesquisadores na área do audiovisual. Os diretores ressaltam uma participação internacional do então estudante cubano Daniel Reinoso, da Escola de Cinema de Cuba, que participava como ouvinte da disciplina de Documentário.

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo