Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Evento de abertura das atividades do Pibid e RP anuncia aumento no quantitativo de bolsas e divulga edital de seleção

Geral, Ensino

por Marina Santos Daum publicado: 19/10/2022 13h43 última modificação: 01/11/2022 17h10

Na última segunda-feira (17), aconteceu a abertura das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica (RP) e divulgação de inscrições para edital em fluxo contínuo. Durante o evento, houve o anúncio do aumento no quantitativo de bolsas para ambas as modalidades. Conforme dados apresentados pela reitora da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Salete Machado Sirino, as bolsas de Pibid de Iniciação à Docência (ID) cresceram de 264, em 2020, para 288, em 2022; já as bolsas de RP de Residência, cresceram mais de 60%, dando um salto de 192 bolsas, em 2020, para 315 em 2022, conforme anunciado em setembro deste ano.

Para Salete, esse aumento significativo se deve ao trabalho contínuo da equipe da Diretoria de Programas e Projetos, vinculada à Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd). “Começar esse novo ciclo de atividades, com um êxito no número de bolsas, é muito importante, afinal indica um grande empenho das coordenadoras institucionais, assim como de todos/as os/as professores/as , estudantes e coordenadores/as de projetos de Pibid e RP de nossos campi”, enfatiza a reitora.

NOTÍCIA DO AUMENTO NA QUANTIDADE DE BOLSAS CLIQUE AQUI

Os editais para Pibid e RP estão abertos, desde setembro, para estudantes licenciandos/as e para formar cadastro de reserva de docentes supervisores. Para participar, basta acessar os editais no link abaixo. A diretora de Projetos e Programas, Maria Ivete Basniak, aponta a importância dos programas: “O Pibid e a RP são os maiores programas de bolsas da Unespar e neste edital conseguimos aumentar significativamente o número de bolsas”.

EDITAIS CLIQUE AQUI

A abertura das atividades do Pibid e da RP contou com a palestra Empoderamento Docente: doze anos de experiência, ministrada pela professora de matemática do Instituto Superior de Professores Dr. Joaquim V. Gonzalez (Buenos Aires, Argentina), Daniela Reyes. O evento foi presencial, com transmissão nos campi de Apucarana, Curitiba II/FAP, Paranaguá e União da Vitória, e online pelo canal do YouTube Jornada Pibid-RP Unespar. Para assistir, basta acessar o link abaixo.

TRANSMISSÃO CLIQUE AQUI