Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Evento promove debates sobre questões étnico-raciais no ambiente universitário

Evento promove debates sobre questões étnico-raciais no ambiente universitário

por Marina Santos Daum publicado: 28/10/2021 15h28 última modificação: 05/07/2022 08h30

Entre os dias 18 e 20 de novembro, acontece o III Seminário Afro [R]Existência, promovido pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Campo Mourão, por meio do Núcleo de Educação para Relações Étnico-Raciais (Nera), vinculado ao Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH); Movimento Estudantil Marielle Franco e o Centro Acadêmico de História (CAHIS). As inscrições para ouvintes vão até o dia 18.

INSCRIÇÕES CLIQUE AQUI

Por conta das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o evento será totalmente online e trará à tona, debates voltados às questões étnico-raciais, tais como: racismo estrutural no Brasil, política de cotas nas universidades e inserção da história e da cultura africanas e afro-brasileiras nas escolas, dentre vários outros assuntos.

No dia da abertura do evento, a Mestra em Educação, Luana Tolentino, falará sobre “bell hooks em sala de aula: caminhos para a promoção de uma educação antirracista”. A transmissão desta palestra, será feita pelo canal oficial da Unespar Campo Mourão, no YouTube.

TRANSMISSÃO CLIQUE AQUI

No dia 19, às 19h50, acontecerá o lançamento do e-book Entre Afro [R]existências: construindo pontes, abrindo caminhos. A obra teve por objetivo reunir textos que apresentam propostas de combate ao racismo estrutural e ao sistema que perpetua as desigualdades raciais, de gênero e classe no Brasil e nega o acesso dos afrodescendentes a direitos fundamentais. O lançamento, com a participação dos autores do capítulo, será transmitido pelo canal oficial da Unespar, no YouTube.

TRANSMISSÃO CLIQUE AQUI

Além disso, o evento terá oficinas e apresentações de comunicações por eixos temáticos. Para mais informações acerca do evento acesse o site disponível no link abaixo.

SITE DO EVENTO CLIQUE AQUI