Geral
Gestão da Unespar reafirma diálogo em reunião com Sindunespar
Geral
A reitora da Unespar, professora Salete Paulina Machado Sirino, recebeu, na tarde de 27 de maio, a direção do Sindunespar na sede da Reitoria, para apresentação e discussão da pauta dos(as) docentes CRES da Universidade. Estiveram presentes, representando a diretoria do Sindicato, Valdir Anhucci, Dalila Maria Cristina de Souza Paz e Adriana Belotti; participaram também o vice-reitor da Unespar, professor Carlos Alexandre Molena Fernandes; a chefe de gabinete da Reitoria, professora Ivone Ceccato; e o pró-reitor de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento, agente universitário Valderlei Garcia Sanches.
Durante a reunião, a equipe da Reitoria respondeu aos pontos apresentados pelo Sindunespar, como o tempo de contratos CRES — já adequado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento — e a nova resolução de distribuição de carga horária, com destaque para a atual construção colaborativa e democrática entre os campi e a comissão nomeada para a elaboração do regulamento.
A reitora salientou que pautas como o auxílio-alimentação para docentes temporários são defendidas pela Unespar em conjunto com a APIESP junto à SETI, citando como exemplo a recente conquista em prol das carreiras dos(as) agentes universitários(as).
Outro tema discutido foi o pagamento de bolsas de iniciação científica para estudantes orientados(as) por docentes temporários. Ficou acordado que a Reitoria, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, promoverá o necessário debate para que bolsas pagas com recursos próprios da Universidade possam atender tal demanda.
A reitora também ressaltou a relevância da realização de concursos públicos, processos seletivos simplificados (PSS), em conformidade com as vagas aprovadas por meio da Portaria 55/2022-SETI, tendo a perspectiva de que, com as 58 vagas aprovadas para 2025, se chegue à marca histórica de 80% de docentes efetivos na Unespar. "Todos os temas trazidos para a pauta de discussões são muito caros à gestão da universidade, pois coadunam o conjunto de ações que nos leva a uma universidade cada vez mais inclusiva e comprometida com a igualdade social", destacou a Reitora.