Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Governança da Ageuni se reúne em Campo Mourão

Governança da Ageuni se reúne em Campo Mourão

por publicado: 12/04/2024 17h20 última modificação: 12/04/2024 17h32

Os conselheiros da Governança da Agência de Desenvolvimento Sustentável e de Inovação – AGEUNI II da Unespar, que atende as regiões da COMCAM e AMERIOS se reuniram na última quinta-feira (11/04), na Sala de Reuniões da Unespar em Campo Mourão.

Presidida pela Reitora da Unespar, Professora Salete Machado Sirino, a governança conta com representantes indicados pelas entidades: FIEP, FAEP, FECOMÉRCIO, OCEPAR, SEBRAE, AMP, FACIAP, FETRANSPAR, OCEPAR, CODECAM, SRI COMCAM e SRI VALE DO IVAI.

A reunião contou com a participação do diretor e vice-diretora da Unespar, campus de Campo Mourão, João Marcos Avelar e Ceres Ribas, respectivamente; a responsável pelo escritório local de Campo Mourão da Agência de Inovação da Unespar, Solange Regina dos Santos; e do diretor do Centro de Área de Ciências Sociais Aplicadas e Engenharia e coordenador do Projetek, Adalberto Dias Souza.

O secretário executivo da Ageuni, professor Sebastião Cavalcanti Neto fez um relato das atividades desenvolvidas, apresentando o programa Empreende Mais e Projetek, com o professor Adalberto fazendo uma apresentação dos objetivos do programa.

O secretário ainda fez um relato sobre a participação da Ageuni II da Unespar no edital de fomento. “Das 18 propostas recebidas e aprovadas pela governança local 12 foram finalizadas e encaminhadas para a governança estadual, sendo 03 delas aprovadas, resultando recursos na ordem de R$ 1.345.464,00 que serão investidos nas organizações regionais em ciência e tecnologia para solução dos problemas apresentados”.

Já a conselheira Dâmares Ferreira, representante da CODECAM na governança apresentou os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelas entidades regionais organizadas da COMCAM com a organização da IV Feira do Agronegócio, Tecnologia e Inovação, em junho próximo. De acordo com a conselheira “a feira é uma vitrine dos ativos de tecnologia e inovação, da região da COMCAM, focados no agronegócio. Ela visa aproximar e conectar produtores rurais (demandas), pesquisadores, laboratórios, acadêmicos, empresários e investidores, de toda a COMCAM, que integram o Ecossistema de Inovação Agropecuária Centro Ocidental. O evento é uma das estratégias para a implementação da Política de Inovação Agropecuária e do Termo de Cooperação - documento firmado entre o SRI - Sistema Regional de Inovação Centro ocidental e o MAPA - Ministério da Agricultura de Pecuária, em 2024”, destacou.

A presidente da governança e reitora da Unespar, Professora Salete Machado Sirino, destacou os trabalhos desenvolvidos pela Universidade Estadual do Paraná, ressaltando a relevância do conceito 4 alcançado pela Unespar junto ao MEC, o que coloca a Universidade entre os 27% de IES brasileiras com conceito de excelência.  A presidente também confirmou que a próxima reunião da governança será realizada no dia 05 de junho durante a realização da FATI.