Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Governo anuncia Programa de Acolhida a Cientistas Ucranianas

Governo anuncia Programa de Acolhida a Cientistas Ucranianas

Geral, Pesquisa

por Marina Santos Daum publicado: 31/03/2022 15h28 última modificação: 05/07/2022 08h31

O Governo do Paraná, por meio da Fundação Araucária e da Superintendência Geral da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), anuncia o Programa de Acolhida a Cientistas Ucranianas. O objetivo é recrutar pesquisadoras das universidades ucranianas que tenham título de doutoras, para que desenvolvam suas pesquisas em Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná, por um período de até dois anos, em um primeiro momento. Espera-se até 50 cientistas, que receberão uma bolsa de R$ 10 mil, e serão categorizadas como Professor - Visitante Especial (PVE).

INSCRIÇÕES CLIQUE AQUI

Para participar, as candidatas devem encaminhar as propostas de pesquisas em até duas laudas, na língua ucraniana, portuguesa ou inglesa, apresentando a área de estudo, metas e objetivos da pesquisa. Também devem encaminhar um vídeo de até três minutos, gravado com o próprio celular, na horizontal, do busto para cima, detalhando aquilo que gostariam de desenvolver no projeto.

Além da bolsa de PVE, as pesquisadoras receberão um complemento no valor de R$ 1 mil para cada dependente abaixo de 18 anos e/ou ascendente acima de 60 anos tendo, como limite máximo, três complementos por pesquisadora selecionada. A Fundação Araucária também arcará com os custos de passagens aéreas de vinda ao Brasil e retorno à Ucrânia

Para prestar apoio à adaptação cultural e linguística, o programa Paraná Fala Idiomas (PFI) oferecerá, gratuitamente, cursos de Português como Língua Adicional, para as pesquisadoras e seus dependentes.

A seleção das pesquisadoras ucranianas será realizada por representantes indicados das Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação das Universidades do Paraná que estejam aptas a receberem as cientistas. A Fundação Araucária e a SETI assegurarão a política de acolhimento.

As informações sobre o Programa de Acolhida a Cientistas Ucranianas, por meio da Fundação Araucária, SETI, Embaixada da Ucrânia no Brasil, Ministério de Relações Exteriores, Ministério de Ciência e Educação da Ucrânia, Humanitas Brasil Ucrânia, Universidades Paranaenses, Universidades parceiras das Instituições de Ensino Superior (especialmente as de países com fronteira com a Ucrânia), Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI) e Cáritas.

Para mais informações, entre em contato com a coordenação por meio do e-mail

internacionalizacao@fundacaoaraucaria.org.br