Geral
Há 54 anos Unespar oferece o primeiro curso de formação em Musicoterapia do país
geral, ensino
O Dia Nacional da Musicoterapia, celebrado em 15 de setembro, foi comemorado com uma sessão especial pelo Senado Federal, no dia 3 de outubro. O evento também marcou os 30 anos da União Brasileira das Associações de Musicoterapia (UBAM), que reúne entidades da área para fortalecer e estruturar a profissão no país.
Segundo a diretora do Campus de Curitiba II/FAP, Noemi Nascimento Ansay, a celebração reforça a importância do musicoterapeuta enquanto profissional que integra música no trabalho e na reabilitação de pacientes.
Ainda conforme Noemi, o curso de Musicoterapia, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), teve início em 1971, no formato de especialização, pela professora Dra. Clotilde Leinig, pioneira na área, se tornando o “primeiro curso de formação de musicoterapeutas no Brasil”, conta.
“Há 54 anos, seguimos com um percurso marcado pela formação de novos profissionais, pela pesquisa e pela extensão universitária”, relata.
A Unespar conta ainda com o Centro de Pesquisa e Atendimento em Musicoterapia, que oferece serviços à população de Curitiba e região metropolitana, integrando ensino, pesquisa e prática profissional.