Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inaugurado o Núcleo de Práticas Jurídicas e o escritório local da Agitec no campus de Paranavaí

Geral, ensino

por publicado: 25/11/2022 15h19 última modificação: 25/11/2022 15h19

Na tarde da última terça-feira (22), no campus Paranavaí da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), aconteceu a inauguração do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ).

A cerimônia contou com a presença de autoridades locais, agentes universitários/as, docentes, discentes, do Coordenador do curso de Direito, Lucílio da Silva, da Diretora do campus de Paranavaí, Maria Antônia Ramos Costa, da Reitora da Unespar, Salete Machado Sirino e do Superintendente Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Nelson Bona.

A implantação do NPJ resulta da cooperação técnica científica e financeira entre a Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF), Seti e Unespar. Além das melhorias na estrutura física, o Núcleo oportuniza aos/às estudantes do curso de Direito, relacionar a teoria e a prática, além de prestar assistência jurídica, gratuitamente, à comunidade carente da cidade de Paranavaí e região. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 17h, no endereço Av. Gabriel Esperidião, S.N – Jardim Morumbi, e atende pessoas com renda familiar de no máximo três salários mínimos.

Nesta ocasião, também foi inaugurado o escritório local da Agência de Inovação Tecnológica (Agitec). A cerimônia contou com a presença do Vice-Reitor, Edmar Bonfim de Oliveira, do Pró-Reitor de Planejamento (Proplan), Sidney Kempa e dos representantes do escritório local da Agitec, José Carlos Bertacchi, João Egídio da Silva, Julio Colla e de Adalberto Dias de Souza, coordenador do Escritório de Projetos de Engenharia (Projetek) e representante do Coordenador Geral da Agitec, Sebastião Cavalcanti Neto.

Além da preocupação com a propriedade intelectual, a Agitec da Unespar vem desenvolvendo ações como: Hotel Tecnológico coordenado pelo escritório de Campo Mourão, atuando como uma pré-incubação de empresas; Incubadora Social coordenada pelo escritório de Paranaguá, atuando como apoio a organizações não-governamentais; apoio às atividades da educação coordenado pelo escritório de União da Vitória. Também são coordenados pela Agitec os programas Empreende Mais, de capacitação de empreendedores, e Projetek, que auxilia pequenos municípios com projetos arquitetônicos.