Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para o II Ágora Matemática

Inscrições abertas para o II Ágora Matemática

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h27

Promovido pelo Colegiado de Matemática, do campus de Campo Mourão da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), o II Ágora Matemática está com inscrições abertas até o dia 23 de agosto. O evento, que será realizado nos dias 29, 30 e 31 de agosto, é destinado aos acadêmicos dos cursos de Matemática, professores da rede básica de ensino e outros interessados pela área.  As inscrições podem ser realizadas por este site.

O evento

O nome Ágora Matemática é uma alusão às praças onde ocorriam discussões acerca da cidadania na Grécia Antiga, a Ágora. Deste modo, pretende-se promover um locus de discussão a respeito da matemática e seu ensino, e, sobretudo, um espaço de discussão democrático. Os objetivos são instituir um espaço para disseminação de resultados de pesquisa nas áreas de matemática e educação matemática; proporcionar debates sobre o ensino de matemática; contribuir para a formação de professores que ensinam matemática nos diversos níveis educacionais; promover a aproximação entre alunos da educação básica, alunos de cursos de matemática, professores e pesquisadores.

As palestras, mesas redondas e oficinas serão ministradas por professores e/ou pesquisadores convidados que possam trazer experiências e conhecimentos que extrapolam o contexto dos cursos de Matemática. Para a disseminação de resultados de pesquisas haverá um espaço para comunicações orais.

Juntamente com o evento, será realizada a comemoração dos vinte anos do curso de Matemática da Unespar, campus de Campo Mourão. A programação do evento consistirá de uma palestra de abertura em homenagem aos vinte anos do curso; no segundo acontecerão as comunicações científicas, os Grupos de Discussão (GDs) e uma mesa redonda composta por três pesquisadores e apresentações de painéis.

Para a apresentação dos painéis os participantes deverão enviar um resumo seguindo as normas do evento. No último dia, serão ministradas oficinas para os acadêmicos e professores da educação básica. Espera-se que o evento se consolide como um ambiente propício para os debates e como um espaço formativo que contribua com o desenvolvimento democrático da matemática.