Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para o Enem 2021 podem ser realizadas de 30 de junho a 14 de julho

Inscrições para o Enem 2021 podem ser realizadas de 30 de junho a 14 de julho

Geral, Ensino

por Helio Sauthier publicado: 28/06/2021 09h15 última modificação: 05/07/2022 08h30

A Pró-reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Estadual do Paraná destaca que uma das formas de ingresso em 2022 será por meio da nota obtida no Enem.

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021) começam a partir das 10 horas desta quarta-feira, 30 de junho, e estarão abertas até às 23h59 do dia 14 de julho. As inscrições poderão ser feitas por meio da Página do Participante.

No momento da inscrição, o participante deverá escolher qual modalidade de prova deseja realizar (impressa ou digital). Em 2021, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou 101.100 inscrições para a modalidade digital do exame. Vale ressaltar que o Enem digital é exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou está concluindo em 2021.

Neste ano, será obrigatória a inclusão de uma foto atual do participante no sistema de inscrição, que deverá ser utilizada para procedimento de identificação no momento da prova. O valor da taxa de inscrição é de R$85 e deverá ser pago até o dia 19 de julho (compensação bancária é de até três dias úteis do pagamento).

O Enem 2021 está agendado para o período de 21 a 28 de novembro de 2021.

Sobre o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior. Desde 2020, o participante pode escolher entre fazer o exame impresso ou o Enem Digital, com provas aplicadas em computadores, em locais de prova definidos pelo Inep.

As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas. Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem para acesso à educação superior. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como “treineiros” e seus resultados no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.