Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IV Sipec se destaca por debater impacto da inteligência artificial na produção científica e extensionista

Geral

IV Sipec se destaca por debater impacto da inteligência artificial na produção científica e extensionista

Geral, Pesquisa

por Fábio Candido dos Santos publicado: 08/11/2023 15h18 última modificação: 08/11/2023 17h01

A IV edição do Seminário de Integração: Pesquisa, Extensão, Cultura e Inovação Tecnológica (Sipec) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), ocorrido remotamente entre 30 de outubro e 1º de novembro, trouxe para o centro das discussões acadêmicas o ainda incerto – mas já incontornável – papel da inteligência artificial no meio universitário.

De periodicidade anual e envolvendo o resultado de trabalhos elaborados no âmbito dos programas de iniciação científica, de desenvolvimento tecnológico e inovação e extensão da Unespar (PIC, Pibic, Piti, Pibiti, Pibex e Pibis), a quarta edição do Seminário, promovida pelas Pró-reitorias de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) e de Extensão e Cultura (Proec), abordou a temática “Desenvolvimento social e inteligência artificial: Impactos na pesquisa, extensão, cultura, inovação e tecnologia”.

A coordenadora geral do evento e diretora de Pesquisa da PRPPG, Thaís Gaspar Mendes da Silva, comemorou o fato de o Sipec, ao alcançar mais uma edição, ter se consolidado institucionalmente, além de reforçar que “a ideia é integrar em apenas um evento pesquisa e extensão”.

Em consonância com a posição de Silva, a pró-reitora da Proec, Rosimeiri Darc Cardoso, entendeu que o Seminário não se destacou apenas por conta da novidade do assunto em questão, mas, sobretudo, por ter “revelado o quanto cresce a Unespar e servir de incentivo para novas pesquisas na área”.

No total, foram expostos 262 trabalhos de pesquisa e 87 de extensão a uma audiência geral de cerca de dois mil ouvintes, distribuídos por 50 salas virtuais simultâneas no YouTube, durante os três turnos dos cinco dias de evento. No encerramento do Seminário, que contou com uma apresentação cultural de atrações produzidas pelos campi de Curitiba I/Embap e Curitiba II/FAP, receberam a Certificação Destaque Institucional Pibic/Pibiti as melhores produções de bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que desenvolveram pesquisas entre setembro de 2022 e agosto de 2023.

Sobre o Sipec

Ocorrendo desde 2020, o Sipec é o resultado da reunião de quatro encontros anuais de pesquisa, extensão e cultura: o de Iniciação Científica (EAIC), realizado desde 2015; o de Iniciação Tecnológica e Inovação (EAITI), iniciado em 2020; o de Extensão e Cultura (EAEX), inaugurado em 2018, e o mais novo, de Iniciação Científica do Ensino Médio (EAIC-Jr), aberto este ano.

Os links de YouTube da conferência de abertura, bem como das palestras e do encerramento do Seminário estão disponíveis abaixo, no site do Sipec:

SITE DO SIPEC CLIQUE AQUI