Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Lançada a Especialização e Residência Técnica em Gestão da Segurança Pública

Lançada a Especialização e Residência Técnica em Gestão da Segurança Pública

Geral, Ensino

por Helio Sauthier publicado: 19/04/2022 09h05 última modificação: 05/07/2022 08h31
Foto: Gilson Abreu - Agência de Notícias

O Governo do Estado lançou nesta segunda-feira (18) o Programa de Residência Técnica em Gestão da Segurança Pública, que prevê um investimento que ultrapassa R$ 9,9 milhões. Os recursos serão utilizados para custear as bolsas-auxílio dos residentes, além de outras despesas administrativas. O programa será desenvolvido em parceria entre a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti),  a Secretaria estadual da Segurança Pública (Sesp) e a Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

O evento de lançamento contou com a participação da reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Carlos Molena, do diretor do campus de Paranaguá, Moacir Dalla Palma, e da coordenadoras do curso e de Especialização e Residência Técnica, Danyelle Stringari (pedagógica) e Elaine Cristina Lopes (administrativa).

A iniciativa tem como objetivo qualificar profissionais para atuarem na melhoria das práticas e procedimentos adotados na gestão pública com ênfase em segurança. O programa será executado no período de agosto de 2022 a julho de 2024, e estão previstas 183 vagas para profissionais recém-formados em diversas áreas do conhecimento. As inscrições iniciam no dia 1 de maio e seguem até 1 de junho pelo site do programa.

Durante os 24 meses, os profissionais desenvolverão atividades nas diversas frentes de atuação da Sesp, que contemplam a Polícia Militar do Paraná, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Científica e Departamento Penitenciário, situados em Curitiba e em outros 11 municípios paranaenses. Em paralelo, farão um curso de especialização em Segurança Pública, ofertado pela Universidade Estadual do Paraná, na modalidade a distância, com carga horária de 420 horas.

As vagas são para profissionais das áreas de Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Ciências Econômicas, Direito, Psicologia, Serviço Social, Ciências Biológicas, Biomedicina, Medicina, Bioprocessos e Biotecnologia, Odontologia, Farmácia e Bioquímica, Enfermagem, Medicina Veterinária, Educação Física, Geografia, Goelogia, Meteorologia, Estatística, Pedagogia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Artes Visuais, Comunicação Visual e áreas afins, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Computação, Engenharia de Software e Licenciatura em Computação.

Para concorrer, o candidato deve ter concluído o curso de graduação em uma das áreas contempladas pelo edital nos últimos três anos. Além dos recém-graduados, também são reservadas 20 vagas para servidores e trabalhadores públicos do sistema estadual.

CIDADES E LOTAÇÕES

Dos candidatos aprovados, 132 residentes desenvolverão suas atividades em órgãos vinculados à Secretaria da Segurança Pública em Curitiba, cinco serão lotados na Unespar, também na Capital, e outros 46 residentes atuarão nas unidades vinculadas à Sesp em cidades do Interior do Estado.

Os residentes receberão bolsas mensais de R$ 1.900 e auxílio-transporte pelo período de dois anos. Recentemente, o valor de todas as bolsas ofertadas na área de Ciência e Tecnologia do Paraná foram reajustadas em 25%, com previsão de implementação ainda neste semestre, a depender de decreto estadual.

PROVAS

A seleção dos candidatos será em duas etapas: prova online (peso 70), e análise de currículo (peso 30). A prova online terá duração máxima de duas horas e será composta por 20 questões objetivas de múltipla escolha sobre temas como Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais e Informática. A análise dos currículos contempla a conferência dos documentos, submetidos pelos candidatos e avaliação, com pontuação máxima de 100 pontos, com peso 30 na média final.

Serviço:

Programa de Residência Técnica em Gestão da Segurança Pública

Período de inscrições: 01 de maio a 01 de junho de 2022 – CLIQUE AQUI

Taxa de inscrição: R$ 100

Aplicação da prova online: 20 de junho de 2022

Avaliação de títulos: até 7 de julho de 2022

Divulgação do resultado: 15 de julho de 2022

Matrículas: 18 de julho a 22 de julho de 2022

Início da residência: agosto de 2022

Fonte: Agência de Notícias.