Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MENSAGEM DA PROPEDH A TODAS AS MULHERES NO DIA 08 DE MARÇO!

MENSAGEM DA PROPEDH A TODAS AS MULHERES NO DIA 08 DE MARÇO!

publicado: 08/03/2024 17h33 última modificação: 08/03/2024 17h33

08 de março é o Dia Internacional das Mulheres! Historicamente é um dia de luta para que os direitos de todas as mulheres sejam respeitados e ampliados. É também momento de relembrarmos e honrarmos as lutas de todas aquelas que nos antecederam, que nos abriram caminhos na busca e defesa dos direitos das mulheres, no respeito às diferenças de gênero, raça, etnia, classe, geração, sexualidade e territorialidade.

Nossas lutas são diárias. A autonomia plena das mulheres ainda precisa ser alcançada e é responsabilidade da sociedade e do poder público criar possibilidades para que isso aconteça, mediante a implementação de políticas públicas e ampliação de direitos. A autonomia plena para todas as mulheres requer o direito à vida, às múltiplas existências, a uma vida sem violência, à equiparação salarial, a garantia de direitos trabalhistas, a disponibilidade de vagas em creches, a diminuição da sobrecarga da jornada excessiva de trabalho, a divisão sexual do trabalho doméstico e do cuidado com as filhas e filhos. Além disso, exige também o enfrentamento a todos os tipos de violências de gênero, o direito a viver uma vida sem violência, o combate constante da misoginia, do racismo, da LGBTQIA+fobia, bem como a luta pela justiça social, liberdade, paz e respeito.

A Pró-Reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (PROPEDH) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), por meio da Diretoria de Direitos Humanos (DDH), aproveita a ocasião da data 08 de março para divulgar dois episódios da série de podcast da Campanha de Educação em Direitos Humanos: Unespar + inclusiva, que tratam especificamente de assuntos que requerem amplo enfrentamento em nosso país:

• "Violência de gênero: como identificar e combater?” apresenta a entrevista realizada pela Diretoria de Direitos Humanos (DDH) da PROPEDH com a professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Georgiane Garabely Heil Vazquez;

• “Violência Política de Gênero” apresenta a entrevista da DDH com a professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Marechal Cândido Rondon, Carla Cristina Nacke Conradi.

A série de podcast está disponível com acessibilidade em libras no site da: https://www.unesparinclusiva.com.br/, aberto a toda a comunidade interna e externa.

A PROPEDH, neste dia 08 de março, Dia Internacional das Mulheres, agradece e parabeniza a todas as mulheres que compõem a universidade - docentes, estudantes, agentes universitárias, funcionárias terceirizadas - pela força, trabalho, dedicação e coragem no dia a dia, dentro e fora da instituição. Mulheres, movimentemo-nos! Continuemos sonhando, trabalhando e lutando em prol de um mundo mais justo, mais livre, mais sustentável, bem como por relações sociais e interpessoais mais equitativas e, principalmente, em defesa dos direitos humanos para todas as mulheres.

08 de março, dia de luta e resistência!