Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mensagem da reitora da Unespar por ocasião do Dia Internacional da Mulher

Mensagem da reitora da Unespar por ocasião do Dia Internacional da Mulher

por Helio Sauthier publicado: 08/03/2022 09h07 última modificação: 05/07/2022 08h31

8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Gloria Jean Watkins (1952-2021), mais conhecida como bell hooks, foi uma autora, professora, teórica feminista, artista e ativista antirracista estadunidense. Eunice Kathleen Waymon (1933-2003), que ficou famosa internacionalmente com o nome artístico Nina Simone, foi pianista, cantora, compositora e ativista pelos direitos civis dos negros norte-americanos. Linguista e escritora brasileira, Maria da Conceição Evaristo de Brito (1946) é autora de vários livros que trazem a mulher como protagonista e que desvelam um contexto social marcado pelo racismo e sexismo. Lélia Gonzalez (1935-1994), escritora, filósofa, é co-fundadora do Instituto de Pesquisas das Culturas Negras do Rio de Janeiro, do Movimento Negro Unificado e do Olodum. Adélia Sampaio (1944), foi a primeira brasileira negra a dirigir um longa-metragem. Cinco vidas de mulheres negras, intelectuais e artistas, cujos destinos estiveram vinculados à emancipação da mulher no ocidente e servem de farol para nortear a luta constante de outras mulheres em busca de um lugar mais justo no mundo.

O Dia Internacional da Mulher é uma data marcada pela luta das mulheres trabalhadoras, e é um compromisso nosso a manutenção da  memória social. 8 de março é um dia para lembrar que a ocupação de espaços e usufruto de nossos direitos é resultado de uma luta constante.

Dia após dia, ainda enfrentamos diversos obstáculos provenientes do sexismo e das mais diversas opressões que insistem em tentar barrar nossos corpos do espaço de tomada de decisões, no entanto, assumimos este espaço de produção de conhecimento com o comprometimento com uma sociedade mais igualitária, na qual todas  sejamos sujeitos de direitos.

A UNESPAR tem a honra de lutar ao lado de  todas as alunas, agentes universitárias e professoras que compõem nossa comunidade acadêmica, e de construirmos juntas múltiplos saberes, vislumbrando novas formas de ser e estar no mundo.

Salete Machado Sirino

Reitora da Unespar