Geral
Mestrado em Educação Inclusiva oferta 86 vagas para ingresso em 2026
Geral, Pesquisa
O Mestrado em Educação Inclusiva (Profei), está com inscrições abertas, até 29 de setembro, às 16h59, para a turma de 2026. Podem participar do processo seletivo, professores com diploma de graduação, que atuam na redes públicas de ensino. A taxa é de R$ 130.
Pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) estão sendo ofertadas 86 vagas, distribuídas entre os campi de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba II/FAP, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória. Dessas, 65 são para ampla concorrência e 21 para políticas de ações afirmativas. Conforme as orientações do programa, as vagas estão distribuídas nos campi da Unespar da seguinte forma:
- Campus de Apucarana: 13
- Campus de Curitiba II: 7
- Campus de Campo Mourão: 9
- Campus de Paranaguá: 27
- Campus de Paranavaí: 13
- Campus de União da Vitória: 17
O interessado deve optar por uma das três linhas de pesquisa disponíveis no edital, já no ato da inscrição, e deve estar ciente que não será permitida a troca da linha de pesquisa pretendida, após a efetivação da inscrição. Para completar o processo de inscrição, o candidato deve encaminhar os documentos exigidos no edital e o projeto de pesquisa.
O processo de seleção contará com quatro fases:
- Análise de documentos para homologação – de caráter eliminatório;
- Análise de documentos para pontuação – de caráter classificatório;
- Análise da proposta de intenção de pesquisa – de caráter eliminatório e classificatório;
- Entrevista – de caráter eliminatório e classificatório.
Todas as convocações, avisos e resultados oficiais referentes à realização do processo seletivo do Profei, serão publicados no site da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Unespar, disponíveis abaixo.
Para mais informações, acesse o edital ou encaminhe um email ao endereço profei@unespar.edu.br.
O Profei
O Profei um programa de Mestrado interinstitucional e conta com a parceria da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp); Universidade Estadual do Maranhão (Uema); Universidade Estadual de Maringá (UEM); Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat); Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc); Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA); Universidade Federal de Roraima (UFRR); Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Universidade de Pernambuco (UPE); Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Federal do Amapá (Unifap).