Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado em Música abre vagas e promove reunião online para esclarecer dúvidas

Mestrado em Música abre vagas e promove reunião online para esclarecer dúvidas

Geral, Ensino

por Denise Ligmanovski publicado: 01/02/2024 11h22 última modificação: 01/02/2024 11h22

Serão abertas, de 15 de fevereiro a 26 de abril, as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Quem quiser tirar dúvidas sobre o Programa, antes de realizar a inscrição, poderá participar de uma reunião online, no dia 5 de fevereiro, às 9 horas, em local a ser informado no site do PPGMUS.

O PPGMUS estrutura as atividades em uma única área de concentração que é a música. Estão sendo oferecidas 27 vagas, distribuídas em duas linhas de pesquisa:

• Linha 1 – Música e Processos Criativos – 10 vagas
  • Linha 2 – Música, Cultura e Sociedade – 17 vagas

Linha 1 – Estudos de música que consideram a relação dos indivíduos com seus processos criativos, compreendidos como ideação inventiva e crítica das práticas de performance, percepção e composição. Investiga aspectos subjetivos e objetivos da criação musical, com ênfase nos seguintes temas:

a) estudos de repertório em seus aspectos técnicos e estilísticos;

b) percepção musical em suas intersecções com leitura, escrita e escuta;

c) investigações composicionais em seus aspectos poéticos e tecnológicos.

Linha 2 – Estudo crítico da música como construção sociocultural em diferentes contextos temporais e espaciais. Aborda:

a) historiografia da música;

b) etnografia das práticas musicais;

c) música, política e instituições;

d) música, identidades e subjetividades.

A inscrição pode ser feita exclusivamente através de formulário eletrônico disponível no link abaixo:

PARA FAZER A INSCRIÇÃO CLIQUE AQUI https://forms.gle/uq5cFz4gGWqEWMJJ9.

Podem se inscrever no processo seletivo:

a) Graduados em instituição de ensino superior (IES) oficial ou reconhecida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE);

b) Portadores de diplomas de graduação emitidos por instituições estrangeiras por IES nacionais, ou autenticados e reconhecidos no exterior pela embaixada (ou consulado) brasileira no país em que foram emitidos;

c) Estudantes que estão concluindo o curso de graduação no primeiro semestre de 2024. Neste caso, a candidata ou o candidato deverá apresentar documento que comprove que está cursando o último semestre da graduação.

O processo de seleção irá analisar as candidaturas em três etapas:

• Projeto de pesquisa (etapa eliminatória);
  • Entrevista ou demonstração artística (etapa classificatória);
  • Currículo (etapa classificatória)

Para efetivar a realização da matrícula, os/as candidatos/as deverão enviar os solicitados por e-mail para a secretaria do PPGMUS, no endereço: posgraduacao.embap@unespar.edu.br

A divulgação do resultado será no dia 3 de junho. As aulas serão presenciais e terão início no dia 5 de agosto.

Para acessar o Edital 21/2023 Processo Seletivo – PPGMUS 2024 CLIQUE AQUI