Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Novos testes de Covid-19 serão realizados nos campi de Curitiba e Paranaguá, no dia 03 de maio

por Helio Sauthier publicado: 28/04/2021 09h17 última modificação: 05/07/2022 08h29

Na próxima segunda-feira, dia 03 de maio, pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), realizarão um novo mutirão de testes  com pessoas assintomáticas para detecção do novo coronavírus nos campi de Curitiba I e II e de Paranaguá.  Posteriormente, esta ação também poderá ser realizada em outros campi da Universidade.

A equipe disponibilizará 200 testes em Curitiba (EMBAP e FAP) e 200 testes em Paranaguá, para a comunidade da Unespar (agentes, docentes, estagiários, estudantes e terceirizados, bem como familiares de 1º grau co-habitantes, sem sintomas).

Os interessados devem agendar o horário de atendimento previamente no seguinte formulário:

Os testes serão realizados nos 200 primeiros inscritos, em cada cidade.

As coletas ocorrerão nos seguintes endereços:

CURITIBA - TELAB - Rua dos Funcionários, 1756 - Cabral, das 14h às 17h

PARANAGUÁ - Rua Comendador Correa Junior, 117 – Centro, das 14h às 17h

O teste realizado é do tipo RT–PCR, que detecta o material genético do vírus. O procedimento envolve a coleta de saliva. Para fazer o exame, os participantes não devem consumir alimentos ou bebidas 30 minutos antes da coleta. O resultado sai em até 72 horas e a equipe fornecerá o laudo a todos os participantes.

O mutirão faz parte de um estudo, coordenado pelos laboratórios de Imunogenética e Histocompatibilidade (LIGH) e de Citogenética Humana e Oncogenética (LabCHO), com apoio da Direção do SCB, que visa identificar indivíduos contaminados e propiciar o isolamento, como medida para evitar a propagação da doença e a contaminação de outras pessoas. Cerca de 80% da população que é infectada pelo novo coronavírus não apresenta sintomas.

Testes de Covid-19 para pessoas assintomáticas
Público-alvo: agentes, docentes, estudantes, estagiários e terceirizados e familiares - campi de Curitiba I e II e de Paranaguá da Unespar
Data: 03/05/2021, das 14h às 17h
Locais:

CURITIBA - TELAB - Rua dos Funcionários, 1756 - Cabral, das 9h às 11h30

PARANAGUÁ - Rua Comendador Correa Junior, 117 – Centro, das 9h às 11h30

Link para agendamento:

DÚVIDAS:

Dúvidas sobre a coleta:
Unespar Curitiba II - testecovid.campus2@unespar.edu.br
Unespar Paranaguá - examecovid.paranagua@unespar.edu.br
Dúvidas sobre o exame: examescovid19@ufpr.br

Mais informações encontram-se no link com o formulário para agendamento.

Confira as instruções para realizar o teste: