Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pela primeira vez, servidores da Unespar participam dos Josuepar

Pela primeira vez, servidores da Unespar participam dos Josuepar

por Denise Ligmanovski publicado: 28/11/2022 12h43 última modificação: 28/11/2022 12h43

Agentes administrativos e docentes da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) participaram, pela primeira vez, dos Jogos dos Servidores das Universidades Estaduais do Paraná (Josuepar), realizados de 25 a 27 de novembro, na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava.

Essa é a XXV edição dos jogos, evento que é realizado há 57 anos. Desta vez, participaram 320 servidores de todas as Universidades Estaduais do Paraná (Unioeste, UEM, UEL, UEPG, Unicentro, UENP e Unespar), sendo que 31 pertencem à Unespar.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) Carlos Molena, coordenador da delegação da Unespar, “considerando que foi a primeira participação da Unespar na história dos Jogos, o resultado foi expressivo porque em algumas modalidades ficamos em primeiro ou segundo lugar e em outras ficamos em terceiro. Se formos analisar que jogamos com Universidades que têm tradição nos jogos, como UEM e UEL, com pessoas que treinam para participar, que têm Associações onde as pessoas se reúnem para treinar, enquanto nós nos juntamos na última hora, podemos dizer que os nossos resultados foram extremamente positivos”.

Molena acrescentou que mais importante que a participação e os resultados nos Jogos, foi a confraternização e a oportunidade das pessoas se conhecerem pessoalmente. “Muitos agentes e muitos docentes não se conheciam. Foi um momento de confraternização e de alegria que eu considero o ponto alto dos Jogos”, revelou.

O coordenador afirmou que essa participação foi apenas o pontapé inicial da Unespar dentro do Josuepar e que pretendem participar com certeza das próximas edições.  Disse ainda, que vão iniciar, a partir do ano que vem, “um processo de fortalecimento do esporte na Unespar, criando projetos e envolvendo a comunidade acadêmica na participação de eventos esportivos e recreativos”.

A reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, “tem nosso agradecimento por ter dado total apoio à participação da Unespar desde o início. Ela atendeu todas as demandas e deu plena autonomia para que a delegação participasse dos Jogos. Outro agradecimento dedico ao professor Mateus Amarante do Nascimento, coordenador do curso de Educação Física do campus de Paranavaí que auxiliou na coordenação da nossa delegação”, declarou.

Nessa edição foram disputadas as modalidades: Basquetebol (M), Beach tênis (M/F), Bolão (M/F), Canastra (livre), Corrida rústica - 5 km (M/F), Futebol Suíço livre (M), Futebol Suíço meio século (M), Futsal (F), Natação (M/F), Sinuca (livre), Truco (livre), Voleibol (M/F) e Xadrez (livre).