Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisadora do curso de Turismo da Unespar recebe prêmio em evento internacional

Geral, Extensão

por Denise Ligmanovski publicado: 13/12/2022 11h45 última modificação: 13/12/2022 11h49

O trabalho “Ensino e Extensão: Guia Turístico de Campo Mourão – PR” foi premiado em primeiro lugar na categoria "Relatos de Experiência", durante a realização da 16ª Edição do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, que aconteceu no início de dezembro, em Foz do Iguaçu.

A premiação, que contou ainda com as categorias Artigo Científico e Resumo Expandido, fez parte do Festival de Turismo das Cataratas.

A produção é fruto da ação extensionista de elaboração do Guia Turístico de Campo Mourão, que integra o projeto de extensão "Empreende no Turismo", coordenado pela pesquisadora Raquel dos Santos Vieira, docente do curso de graduação em Turismo, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão.

De acordo com Raquel, a ação desenvolvida “corrobora com a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, previsto na Constituição Federal de 1988, e o prêmio vem para coroar a importância da Unespar, campus de Campo Mourão, especialmente, do curso de Turismo para o desenvolvimento da atividade turística mourãoense”.

A coleta de dados e informações para o Guia foi desenvolvida pelos estudantes do 2º ano do curso, na carga horária de extensão da disciplina Gestão Pública do Turismo.

Na ocasião, além de receber o prêmio e representar a Unespar, Raquel Vieira esteve vinculada à organização do evento, enquanto moderadora de grupos de trabalhos científicos e ministrando um minicurso sobre Elaboração de Guia Turístico, que contou com a participação de estudantes e profissionais de turismo de todo o país.

O evento foi realizado pelo Instituto de Desenvolvimento do Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente (Idestur) e financiado pela CAPES e Itaipu Binacional, com organização da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e apoio de universidades e institutos brasileiros. Sob a temática “Política Pública e Segmentação de Mercado em Turismo”, a atividade reuniu pesquisadores das áreas de turismo, hotelaria e gastronomia, com o objetivo de fomentar a produção científica e o relacionamento direto com o mundo do Turismo.