Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pipoca Cultural chega ao campus de União da Vitória em 27 de fevereiro

Pipoca Cultural chega ao campus de União da Vitória em 27 de fevereiro

por Fábio Candido dos Santos publicado: 22/02/2024 11h47 última modificação: 22/02/2024 11h47

A Pipoca Cultural, ação da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) realizada nos campi da instituição a partir de atividades artísticas, chega a União da Vitória no dia 27 de fevereiro, às 19h.

A ideia do evento é proporcionar um dia especialmente dedicado à arte e à cultura no qual estudantes, docentes e agentes poderão se expressar e participar de diferentes atividades. A programação inclui propostas inscritas em edital, projetos de extensão realizados nos campi, além de apresentações de convidados.

A Pipoca Cultural é a principal ação da etapa de "Sensibilização e Mobilização", primeira fase dos esforços de planejamento e metodologia de criação da Política Cultural e do Plano de Arte e Cultura da Unespar, que têm por objetivo conscientizar a comunidade acadêmica da importância de seu engajamento na elaboração dos documentos que vão estabelecer as diretrizes das ações de arte e cultura da instituição.

Entre as atividades mais relevantes do evento, destacam-se as Rodas de Conversa e o Cortejo Cênico-Musical, também conhecido como "Charanga da Pipoca", oportunidades de vivenciar a arte e a cultura produzidas nos campi da Unespar e nas regiões nas quais se localizam.

As "Rodas de Conversa" se constituem em momentos de troca, escuta e compartilhamento sobre cultura e universidade e, sobretudo, acerca do movimento de criação das Políticas Culturais em andamento nas instituições públicas de ensino superior de todo o País.

Já o "Cortejo Cênico-Musical" é uma ação escolhida pela Diretoria de Cultura da Proec para saudar a comunidade acadêmica da Unespar na primeira ação de sensibilização presencial da instituição. O cortejo, composto por cinco músicos e três atrizes, é inspirado nos tradicionais desfiles circenses do século passado, nos quais palhaços ficavam encarregados de seduzir o público a conhecer o circo e assistir ao espetáculo.

A Pipoca Cultural, que percorreu os demais campi da Unespar em 2023, é uma oportunidade de diálogo festivo sobre a cultura atual, a que se ambiciona ter e sobre o mundo que se pretende cultivar, proporcionando, com uma breve ação lúdica, um convite afetivo à construção da Política Institucional de Arte e Cultura da Unespar.