Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pipoca Cultural encerra atividades no campus de União da Vitória

Pipoca Cultural encerra atividades no campus de União da Vitória

por Fábio Candido dos Santos publicado: 01/03/2024 16h11 última modificação: 01/03/2024 16h11

A Pipoca Cultural, projeto piloto para construção da Política Institucional de Arte e Cultura (PIAC) e ação da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), teve sua última apresentação no campus de União da Vitória, em 27 de fevereiro.

A “Charanga”, cortejo cênico da Pipoca Cultural, abriu as atividades do evento percorrendo os espaços do campus, convidando agentes universitários, docentes e discentes a participarem das atrações do dia. Na sequência, alunos dos cursos de Pedagogia e Letras – Português/Inglês expuseram textos de cordel e outros materiais de produção própria. A Pipoca Cultural também trouxe apresentações musicais e de dança ao campus, além de exibir parte do acervo polonês da Unespar.

Na sequência, a ”Roda de Conversa”, mediada por Márcia Moraes, diretora de Cultura da Proec, e contando com a participação de docentes e agentes da Unespar, promoveu o diálogo entre os integrantes da "Roda" e o público, que se mostrou interessado na realização de novas atividades de mesmo cunho. Na ocasião, ainda foram apresentadas ações que serão desenvolvidas pela Diretoria de Cultura neste ano, como a seleção de bolsistas para produção artístico-cultural.

Para a pró-reitora da Proec, Rosimeiri Darc Cardoso, a Pipoca Cultural marca o início dos trabalhos de mapeamento das ações de arte e cultura desenvolvidos nos campi da Unespar e que deverão ser analisados e discutidos com a comunidade acadêmica. O objetivo é construir um documento a partir dessas discussões que expresse os anseios de uma Universidade que, por estar presente em diferentes regiões do estado, abriga manifestações artísticas e culturais muito próprias. A pró-reitora ainda ressaltou a importância da ação como oportunidade de diálogo e valorização da produção artístico-cultural de cada campus.