Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pós-graduação lato sensu internacional da Unespar divulga lista de aprovados/as para turma 2024-25

Geral

Pós-graduação lato sensu internacional da Unespar divulga lista de aprovados/as para turma 2024-25

Geral, Pesquisa

por publicado: 07/03/2024 08h45 última modificação: 08/03/2024 08h58

A Coordenação Institucional da Pós-Graduação Lato Sensu Internacional em Conhecimentos e Associações entre Angola, Argentina, Brasil e Moçambique divulgou, no dia 6 de março, o resultado final dos/as aprovados/as no processo seletivo para a da turma 2024-25 do curso de especialização.

A seleção ocorreu a partir da análise de currículo, carta de intenções e entrevistas, realizadas entre os dias 20 e 26 de fevereiro, em 40 salas virtuais, envolvendo dezenas de professores/as da Unespar, da Universidade de Luanda (UniLuanda, de Angola), da Universidade Nacional da Patagônia Austral (Unpa, da Argentina) e da Universidade de Licungo (UniLicungo, de Moçambique), instituições parceiras na elaboração e oferta do curso. A primeira seleção da especialização contou com mais de 600 pessoas inscritas para concorrer a uma das 50 vagas ofertadas, divididas igualitariamente entre as instituições parceiras.

Conforme observa a coordenadora institucional do programa, Aurea Andrade Viana de Andrade, “obtivemos um número expressivo de candidatos(as), de todas as áreas do conhecimento, dos quatro países e de todos os estados brasileiros. Isso demostra que estamos no caminho correto para compreensão mais ampla de realidades, ou seja, um passo a mais no processo de internacionalização de todas as instituições de ensino superior envolvidas”.

Para a reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, “a Pós-graduação Internacional é um importante evento em prol da valorização e efetivação de ações a que nos dispomos fazer valer com os acordos de cooperação estabelecidos entre os países envolvidos, Angola, Argentina, Brasil e Moçambique. Ações que enaltecem a cultura dos países afetos e promovem valor aos propósitos da internacionalização entre eles, além da integração tão necessária dentro do contexto em que vivemos. O resultado obtido até o momento, relacionado ao número expressivo de inscritos, já demonstra a atuação assertiva da professora Áurea Andrade Viana de Andrade, do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) da Unespar, que aceitou prontamente nosso convite para coordenar a Pós-graduação Internacional”.

A Pós-Graduação Lato Sensu Internacional em Conhecimentos e Associações entre Angola, Argentina, Brasil e Moçambique tem por objetivo ampliar o conhecimento dos/as discentes sobre as diversidades históricas, culturais, naturais e socioeconômicas, bem como no fortalecimento de uma aproximação da Identidade entre os países envolvidos, que seja capaz de produzir projetos que promovam e fortifiquem a interação entre essas diferentes sociedades, com produção do conhecimento científico e desenvolvimento comum.