Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PPIFOR abre seleção para 20 vagas de mestrado

PPIFOR abre seleção para 20 vagas de mestrado

Geral, Pesquisa

por Fábio Candido dos Santos publicado: 15/01/2024 15h02 última modificação: 15/01/2024 15h02

O Programa de Pós-graduação em Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Paranavaí, está com inscrições abertas até 18 de fevereiro para a seleção de 20 vagas de mestrado em Ensino. O procedimento deve ser realizado exclusivamente por e-mail, a partir do endereço eletrônico ppifor.ensino@unespar.edu.br, e mediante o pagamento de taxa de R$ 100.

EDITAL DE SELEÇÃO MESTRADO EM ENSINO

DOCUMENTOS – O e-mail deve conter no assunto da mensagem “inscrição de mestrado” e, no corpo, o nome completo do candidato. Em anexo, devem ser incluídos ficha de inscrição, foto 3x4, currículo Lattes (acompanhado dos documentos comprobatórios das atividades informadas), pré-projeto de dissertação, além de cópias digitalizadas do diploma e do histórico de graduação em licenciatura, da certidão de nascimento ou de casamento (inclusive com averbação de divórcio, quando aplicável), da identidade, do CPF, e de comprovantes de endereço e de pagamento da taxa de inscrição.

No que diz respeito a postulantes cotistas, nova documentação deve ser somada à supracitada. Para todos os grupos, será necessário envio de carta de autodeclaração, cujo formato varia de acordo com o tipo de ação afirmativa. No caso de candidatos indígenas, ainda é exigida carta de recomendação de liderança étnica e, para pessoas com deficiência, laudo médico.

COTAS – Do total de vagas em disputa, 30% serão reservadas a cotistas, sendo 20% para pretos, pardos e indígenas, 5% para pessoas com deficiência e ainda este mesmo percentual para candidatos trans. Quem se autodeclarar cotista e se enquadrar em mais de um desses grupos deve, necessariamente, escolher apenas um deles. No caso dos optantes pela reserva de vagas destinadas a pretos e pardos, haverá, após a homologação das inscrições, convocação para banca de verificação pela Comissão de Heteroidentificação. Todos os postulantes abarcados pelas ações afirmativas também concorrerão – concomitantemente – às vagas de ampla concorrência, seguindo a reformulação da Lei de Cotas (14.723, de novembro de 2023).

SELEÇÃO – O processo consistirá em duas fases: a primeira, eliminatória, com prova escrita e, a segunda, classificatória, dividida em entrevista, análise de currículo Lattes e de pré-projeto de dissertação. A nota final resultará da média simples obtida nas duas etapas.

DATAS – A prova escrita será aplicada no dia 6 de março enquanto as entrevistas ocorrem entre 18 e 19 do mesmo mês. O resultado final será divulgado em 21 de março.

Os formulários da ficha de inscrição, das cartas de autodeclaração, bem como o roteiro para a elaboração do pré-projeto e o link para emissão do boleto da taxa de inscrição, além de mais informações, podem ser obtidos diretamente pela página do certame no site do PPIFOR:

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O SITE DO PROCESSO DE SELEÇÃO DO MESTRADO EM ENSINO PPIFOR