Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Praf e Proplan participam de treinamento da Sefa sobre controle de transferências financeiras

Geral

Praf e Proplan participam de treinamento da Sefa sobre controle de transferências financeiras

Geral

Objetivo foi aprofundar o entendimento sobre o Siafic, software único e integrado de contabilidade pública
por Fábio Candido dos Santos publicado: 03/09/2025 16h32 última modificação: 03/09/2025 16h52

Servidores das pró-reitorias de Administração e Finanças (Praf) e de Planejamento (Proplan) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) participaram, no dia 21 de agosto, de capacitação promovida pela Secretaria da Fazenda (Sefa) sobre transferências no Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic), software único e integrado de contabilidade pública. 

Isielli Martins Tierling, diretora de Contabilidade, e Elizabeth Rech, da Divisão de Despesas e Pagamentos, ambas da Praf, e Mathaus Folkuenig, diretor de Orçamento da Proplan, receberam treinamento sobre registro e controle de transferências financeiras no Siafic, incluindo a execução de convênios, Termos de Execução Descentralizados (TEDs) e emendas governamentais. O objetivo foi aprofundar o entendimento sobre a lógica do Sistema, desde o registro inicial até a prestação de contas.

O pró-reitor da Praf, João Marcos Avelar, avaliou como importante a participação dos servidores na capacitação e afirmou que "a qualificação dos profissionais da Praf é um fator fundamental para o bom andamento das atividades administrativas e financeiras da Unespar, contando com total apoio da nossa reitora".

O treinamento reforçou a importância do Siafic, implantado no Paraná em 2024, e que trouxe ferramentas inéditas de controle em relação aos sistemas financeiros anteriores. Desde então, a Unespar vem adotando e aperfeiçoando práticas de gestão para garantir registros contábeis mais completos e transparentes.

Dada a relevância das transferências financeiras para o funcionamento da Universidade, a capacitação é considerada estratégica para o fortalecimento da gestão orçamentária e melhoria em prestação de contas, fiscalização e transparência institucionais.