Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pró-Reitora de Extensão e Cultura da Unespar participa do I Fórum de Extensão da ABRUEM

Geral, Extensão

por Denise Ligmanovski publicado: 21/11/2022 11h10 última modificação: 21/11/2022 11h10

A Pró-Reitora de Extensão e Cultura (Proec), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Rosimeiri Darc Cardoso, participou do I Fórum de Extensão da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), realizado em Mossoró-RN, na sede da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, nos dias 17 e 18 de novembro.

Promovido pela Câmara de Extensão da ABRUEM, o fórum discutiu assuntos importantes como a Internacionalização em Rede da Extensão Universitária, as experiências de inserção da extensão nos currículos dos cursos de graduação, os indicadores de avaliação da extensão e as questões que envolvem o financiamento da extensão.

As discussões evidenciam a evolução da extensão universitária, como conquista das lutas travadas ao longo dos anos, um trabalho coletivo que tem envolvido cada vez mais atores interessados no desenvolvimento de uma política de extensão que acolha as especificidades, sem desconsiderar as ações exitosas que podem ser compartilhadas e colocadas em prática pelas universidades.

No primeiro dia de atividade, foi lançada mais uma Coletânea de artigos de experiências das Instituições de Ensino Superior (IES) sobre a Curricularização da Extensão, intitulada Atividades de extensão inseridas no currículo: contribuições sobre o fazer pedagógico, pela Editora da Universidade de Pernambuco. O download da obra é gratuito, sendo necessário apenas o cadastro do usuário. A Unespar marca presença na obra com o capítulo intitulado A extensão nos cursos de graduação: novos olhares, novos desafios.

Além disso, destaca-se a presença constante do Vice-presidente da ABRUEM, Odilon Máximo de Morais, corroborando com a necessidade de ampliar o debate com outras entidades que participam das ações extensionistas nas instituições. Ao final, foi lida a Carta do I Fórum de Extensão da ABRUEM que será encaminhada à presidência da Associação para que sejam pautados os encaminhamentos apresentados.